Bombeiros resgatam cachorro preso em paredão no Pico da Mordida do Gigante em SC

Botões de Compartilhamento

Na manhã de domingo (6), o Corpo de Bombeiros Militar de Guabiruba, na região do Médio Vale do Itajaí, foi acionado para resgatar um cachorro em local de perigo em uma trilha no Pico da Mordida do Gigante.

Foto: CBMSC/Divulgação

Os bombeiros foram acionados por volta das 09h41. No momento da operação, o solicitante, um homem de 39 anos, indicou o local de entrada na trilha e as informações necessárias para a montagem da ação.

Na operação, os bombeiros levaram duas bolsas de salvamento em altura e uma com itens de hidratação e frutas. Segundo a guarnição, a subida do Pico teve início às 10h40.

A chegada ao cume ocorreu por volta das 12h40. Ao analisar a situação, os socorristas verificaram que havia dificuldade para acessar o cão, que se encontrava em um paredão de pedra, em um pequeno degrau, sem pontos de ancoragem na parte superior, além de ter um paredão de pedra inacessível na parte inferior.

Diante da dificuldade, foi solicitado o apoio do helicóptero Águia da Polícia Militar. Foi efetuada a avaliação por parte da tripulação do água, mas durante a análise, a equipe foi deslocada para uma ocorrência prioritária.

Após algumas observações, foi optado por fazer o sistema de ancoragem humana dupla, sendo uma primária e outra chamada de “backup”. Os bombeiros realizaram a descida com um resgatista.

O resgate do cachorro foi efetuado por volta das 15h. Após avaliação do animal, a equipe iniciou a descida do pico, chegando à base da montada por volta das 17h. O cachorro ficou aos cuidados de seu tutor.