Academia de Letras lança Concurso Literário “Belezas de Rio Negrinho – Tomo II: o rio” nesta segunda na Câmara

Botões de Compartilhamento

Na noite desta segunda-feira, 7 de abril, a Câmara de Vereadores de Rio Negrinho será palco de um importante evento cultural. A Academia de Letras do Brasil de Santa Catarina – Seccional de Rio Negrinho lançará oficialmente o I Concurso Literário “Belezas de Rio Negrinho – Tomo II: o rio”, durante a sessão ordinária, que começa às 19h. O anúncio será feito pelo presidente da instituição, Cleverson Vellasques, na Tribuna Popular.

O concurso literário tem como proposta homenagear o rio que dá nome ao município e destacar sua relevância histórica, ambiental e simbólica para a comunidade. “O rio Negrinho é muito mais do que um elemento geográfico: ele é um símbolo de renovação e inspiração, presente em nossa história e no cotidiano da cidade”, ressalta a Academia.

Aberto a participantes de todas as idades, o concurso contemplará quatro faixas etárias: até 9 anos, até 14 anos, até 17 anos e acima de 18 anos. Os interessados poderão se inscrever gratuitamente entre os dias 7 de abril e 7 de julho de 2025, com produções nas modalidades de conto, poesia ou história. A avaliação será feita por uma comissão formada por membros da ALBSC e convidados especialistas em literatura, com critérios que envolvem criatividade, originalidade, qualidade literária, adequação ao tema e correção gramatical.

Os vencedores de cada categoria receberão certificados de participação e de honra ao mérito. Além disso, seus textos serão publicados no e-book Belezas de Rio Negrinho – Tomo II: O Rio, imortalizando suas obras em uma coletânea que visa enaltecer as riquezas naturais e culturais do município.

Segundo Vellasques, o concurso também é uma forma de envolver a comunidade, especialmente os jovens, na valorização da literatura e da natureza. “Queremos promover um diálogo entre cultura e meio ambiente, incentivando a expressão literária e a consciência ecológica. É uma oportunidade de redescobrir o rio e tudo o que ele representa para Rio Negrinho.”

Apoios e parcerias

A iniciativa conta com o apoio da Prefeitura Municipal, por meio das secretarias de Educação e de Cultura. O prefeito Caio Cesar Treml oficializou o suporte por meio de ofício, destacando que todos os participantes serão reconhecidos como escritores em alusão à Lei Municipal do Dia do Escritor, instituída no ano passado.

O presidente da Câmara, Rodrigo dos Santos, também manifestou apoio à proposta, destacando a possibilidade de estreitar laços entre a Academia e o projeto Escola do Legislativo, coordenado pelo vereador Daniel Henrique Gonçalves. A intenção é viabilizar, futuramente, uma publicação impressa nos moldes da já consagrada obra Estrada Imperial Dona Francisca.

A presença dos membros da Academia de Letras na sessão desta segunda-feira é esperada como um marco simbólico da valorização da cultura local. “Esta é uma data significativa. É o Dia do Escritor, o mês de aniversário da cidade e o início de um projeto que promete unir literatura, história, juventude e meio ambiente”, conclui Vellasques.

Notícias mais lidas

Defesa Civil alerta: frio intenso atinge SC com mínimas de até -4°C e risco de geada

Carro de músico Agnaldo Lima pega fogo na madrugada e equipamentos de trabalho são destruídos

Jovem William Neppl, de 21 anos, morre após uma semana internado na UTI

Rio Negrinho amanheceu congelante registrando temperatura negativa

Morre Juliana Marins, brasileira que caiu em trilha na Indonésia

Últimas notícias

Arraiá da Saúde leva serviços e acolhimento à comunidade neste sábado em Rio Negrinho

Indústria catarinense cresce mais que o dobro da média nacional

Câmbio Verde arrecada mais de 3,5 toneladas de recicláveis no bairro Cruzeiro e atrai visitantes de outros municípios

Brasil atinge 59,2% de crianças alfabetizadas em 2024

Rua Eduardo Rueckl receberá recapeamento asfáltico a partir de segunda-feira em Rio Negrinho

Produção de motocicletas passa de 1 milhão em 2025, diz Abraciclo