Escola Manuel da Nóbrega completa 55 anos de história em Rio Negrinho

Botões de Compartilhamento

Um dos marcos da educação no município, a Escola de Ensino Médio Manuel da Nóbrega celebrou no último dia 31 de março seus 55 anos de fundação. A trajetória da instituição foi reconhecida oficialmente nesta segunda-feira (07), durante a Sessão Ordinária da Câmara de Vereadores, que concedeu uma Moção de Aplausos como forma de homenagear sua contribuição histórica e educacional para a cidade.

Uma história de crescimento e inovação

Fundada em 31 de março de 1970 com o nome de Colégio Secundário de Rio Negrinho, a escola começou suas atividades no prédio do Seminário local. Em 22 de outubro de 1971, passou a se chamar Colégio Estadual Manuel da Nóbrega, em homenagem ao padre jesuíta que foi figura central na missão de catequese e educação dos povos indígenas no Brasil no século XVI.

Ainda em 1971, a escola passou a funcionar em sede própria, oferecendo exclusivamente o ensino secundário — atual Ensino Médio. O crescimento foi rápido: em 1976, passou a ofertar também o Ensino Fundamental, e no ano seguinte, implementou o ensino profissionalizante, o que ocasionou a transferência de parte dos alunos para outras unidades da região.

A década de 1990 marcou uma reestruturação importante: o Ensino Médio foi reativado e, com a chegada do Programa de Expansão e Melhoria do Ensino Médio (PROMED), a escola passou a atuar exclusivamente nessa modalidade, além de ofertar o curso de Magistério. O processo de centralização do Ensino Médio foi finalizado no ano 2000.

Infraestrutura e modernização

Sempre atenta às necessidades de seus alunos, a Escola Manuel da Nóbrega também investiu em melhorias estruturais. Em 2002, foi inaugurado seu ginásio de esportes, ampliando as possibilidades de atividades físicas e culturais. Em 2006, com a conclusão da construção da ala 3, a instituição aumentou ainda mais sua capacidade de atendimento.

No campo pedagógico, a escola aderiu ao Ensino Médio Inovador em 2012 — um programa do Governo Federal voltado ao fortalecimento da aprendizagem por meio de projetos interdisciplinares —, permanecendo com essa proposta até 2021. No ano seguinte, com a reforma do ensino, foi implantado o Novo Ensino Médio, com 12 turmas já adaptadas ao novo modelo.

Estrutura atual

Atualmente, a escola atende mais de 800 alunos, distribuídos em mais de 30 turmas da 1ª, 2ª e 3ª séries do Ensino Médio, funcionando nos três turnos: matutino, vespertino e noturno.
A equipe é composta por um diretor geral, assessores de direção, supervisoras escolares, assistentes de educação, uma orientadora educacional e 63 professores comprometidos com a formação de qualidade dos estudantes.

Um legado de educação

Em seus 55 anos de história, a Escola Manuel da Nóbrega se consolidou como referência educacional em Rio Negrinho. Mais do que um espaço de ensino, tornou-se um símbolo de transformação e oportunidade para milhares de alunos que por ali passaram e seguiram seus caminhos com base em uma formação sólida e cidadã.

A homenagem prestada pela Câmara de Vereadores reforça a importância da escola para a comunidade e reconhece o impacto de sua atuação na construção de um futuro promissor para a educação local. Com uma história marcada por inovação, comprometimento e crescimento, a Escola Manuel da Nóbrega segue escrevendo novos capítulos rumo a um ensino cada vez mais inclusivo e de qualidade.