Na manhã desta terça-feira (15), o Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (GAECO) cumpriu três mandados de busca e apreensão. O Procedimento Investigatório Criminal é conduzido pela 5ª Promotoria de Justiça da Comarca de Lages, responsável pela defesa da Moralidade Administrativa. Os mandados foram expedidos pela Vara Regional de Garantias da Comarca de Lages.
A operação tem como objetivo detalhar a dinâmica de fraudes em procedimentos licitatórios que causaram prejuízos à administração pública municipal de Bocaina do Sul.
Em fase preliminar, a investigação já identificou indícios de que as fraudes envolvem a apresentação de propostas com valores inferiores, com base na suposta instalação de dispositivos em veículos, máquinas e equipamentos — leves, médios e pesados — que teriam como finalidade adulterar o sistema de contagem de horas trabalhadas. A análise dos documentos e máquinas apreendidos nesta data deverá apontar a extensão das fraudes e os prejuízos ao patrimônio público.
Durante a deflagração da operação, o GAECO contou com o apoio técnico da Polícia Científica de Santa Catarina, a fim de garantir a preservação da cadeia de custódia das evidências arrecadadas, que são de interesse investigativo.
Fonte: MPSC