Amanhã é dia de Recicla CDL no estacionamento da Cofermaco do centro

Botões de Compartilhamento

A Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Rio Negrinho realiza neste sábado (26), mais uma edição do Recicla CDL. A coleta acontece no estacionamento da Loja Cofermaco do Centro das 08h30 às 12h.

Podem ser deixados no local de arrecadação materiais de informática sem uso e lâmpadas, além de óleo de cozinha usado. Todo o material coletado terá destinação correta e serve também como uma lição de Educação Ambiental para os moradores da cidade.

Conforme a equipe da CDL, o material recolhido vai para uma empresa de São Bento do Sul, que fará a separação para que possa ser reciclado. Os resíduos de equipamentos eletroeletrônicos contêm elementos tóxicos e cancerígenos. Sua disposição inadequada é prejudicial à segurança e à saúde das pessoas e do Meio Ambiente.

Por isso, alerta a CDL, é preciso ter muito cuidado com o descarte desses produtos para evitar danos imediatos e futuros. O programa Recicla CDL foi instituído em diversas cidades de Santa Catarina pela FCDL – Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas e conta com a participação da CDL de Rio Negrinho desde novembro de 2010, quando foi realizada a primeira coleta de materiais eletrônicos.

Desde então, foi cada vez maior a procura por empresas e pessoas interessadas em dar destinação correta aos materiais armazenados que não têm mais utilização.

Benefícios Sociais da Coleta de Lixo Eletrônico

O uso global da informática e o intenso tráfego de informações ocasionadas pela imensa necessidade do ser humano de se comunicar fez com que a humanidade usasse cada vez mais produtos elétricos e eletrônicos.

Aumentar a reciclagem é essencial para frear as mudanças climáticas e evitar a deterioração do meio ambiente. Os resíduos eletrônicos contêm elementos como cádmio, chumbo, antimônio, níquel ou mercúrio.

O lixo eletrônico, também conhecido como e-lixo ou resíduos eletrônicos, engloba todos os equipamentos eletrônicos descartados, como celulares, computadores, tablets, televisores e até mesmo aparelhos de cozinha. Esses dispositivos muitas vezes contêm substâncias perigosas, como chumbo, mercúrio e cádmio, além de plásticos e metais que podem ser prejudiciais quando não descartados corretamente.

PARTICIPAÇÃO DO POVO DE ASSIS

O recicla de CDL também conta com participação dos voluntários do Povo de Assis, que estarão recebendo doações de tampinhas plásticas, de todos os tamanhos e cores, latinhas, e lacres de alumínio, jornais, revistas, livros papelão, óleo de cozinha, vidros de conversa e produtos de limpeza.