Cerimônia de fechamento do caixão do Papa Francisco ocorre nesta sexta-feira

Botões de Compartilhamento

O caixão do papa Francisco será selado na tarde desta sexta-feira (25), na Basílica de São Pedro, em uma cerimônia fechada para o público, que também não será transmitida.

A previsão é que o rito comece às 15h, horário de Brasília, (20h horário local), após o encerramento do velório aberto para os fiéis. O arcebispo Diego Ravelli, mestre das celebrações litúrgicas pontifícias, comandará a cerimônia, iniciando com a leitura em latim de uma ata cuja cópia será assinada pelos clérigos presentes.

Em seguida, Ravelli estenderá um véu de seda branca sobre o rosto de Francisco e o benzerá com água benta. O arcebispo colocará as moedas e medalhas cunhadas durante o pontificado no caixão, assim como a ata contendo o selo do Ofício das Celebrações Litúrgicas do Sumo Pontífice. Na sequência, o caixão de zinco receberá a tampa onde estão a cruz, o brasão do papa e a placa com o nome do pontífice. Nela também estarão registrados seu tempo de vida e de papado.

O caixão de zinco então será soldado e receberá os selos do camerlengo, da Prefeitura da Casa Pontifícia, do Ofício das Celebrações Litúrgicas do Sumo Pontífice e do Capítulo Vaticano. Após isso, o caixão de madeira também deve ser fechado, na tampa estará a cruz e o brasão de Francisco.

A Santa Sé não informou o que ocorre na noite desta sexta-feira (25), até o início do funeral, na manhã de sábado (26).

Funeral na Praça São Pedro

No sábado, com o caixão fechado, o cardeal Giovanni Battista Re, decano do Colégio Cardinalício, iniciará o funeral celebrando a Missa das Exéquias (cerimônia para os católicos falecidos), a partir das 5h (horário de Brasília), 10h (horário local), na Praça de São Pedro.

Os funerais papais anteriores também foram realizados ao ar livre, com milhares de pessoas acompanhando a cerimônia em frente à Basílica.

Este será o primeiro dia do Novendiali (novenário), os nove dias de luto e orações em honra ao papa, na Praça de São Pedro, em frente à Basílica de São Pedro, a principal do Vaticano.

Após a cerimônia, que deve contar com a presença de autoridades e líderes mundiais, o caixão será levado de volta para o interior da Basílica de São Pedro e, de lá, seguirá em procissão para a Basílica de Santa Maria Maggiore, onde o sepultamento será realizado.

Assim como o rito de fechamento do caixão, o sepultamento do papa Francisco será fechado para o público e não será transmitido.

Um grupo de pobres e necessitados estará presente nos degraus que levam ao local de sepultamento para prestar a última homenagem ao pontífice, seguindo a vontade dele.

Já na capela, Diego Ravelli fará uma nova oração em latim, selos do Vaticano serão colocados sobre o caixão e o caixão deve ser depositado na tumba, recebendo água benta em seguida.

Com informações CNN Brasil

Notícias mais lidas

Colisão entre carro e motocicleta deixa dois feridos na BR-280 em Rio Negrinho

Motorista morre após colisão frontal entre carro e caminhão na BR-116 em Papanduva

Quem era o piloto que morreu em apresentação no Beto Carrero World

Rio Negrinho brilha com a abertura do Natal Encantado neste sábado

Polícia Militar prende suspeito armado minutos após tentativa de homicídio em Rio Negrinho

Últimas notícias

Polícia Militar prende dois homens por posse ilegal de arma de fogo, munições e drogas em Rio Negrinho

NOTA DE FALECIMENTO

Carro é encontrado capotado às margens da SC-418 em Campo Alegre

Motociclista é levado ao hospital com suspeita de múltiplas fraturas após colisão com carro em São Bento do Sul

EMEB Menino Jesus é oficialmente entregue após ampla reforma e modernização

Auto de Natal emociona público e reúne comunidade em mais uma noite especial do Natal Encantado