Homem que matou ex-companheira a tiros na frente do filho é condenado a 42 anos em SC

Botões de Compartilhamento

Um homem de 44 anos foi condenado a 42 anos de prisão pelo assassinato da ex-companheira Helen Lima, de 33 anos, em Capão Alto, na Serra Catarinense. O crime ocorreu na noite de 30 de setembro de 2023 e o julgamento foi concluído nesta quinta-feira (24), após 13 horas de sessão no Tribunal do Júri.

Imagem Ilustrativa/Freepik

Helen foi morta com três tiros dentro de casa, na presença do filho do casal, de 11 anos, que acionou a Polícia Militar. A mulher não resistiu aos ferimentos e morreu antes de receber atendimento médico. Após o crime, o autor fugiu por uma área de mata e foi localizado dias depois no norte de Santa Catarina.

O réu foi condenado por homicídio qualificado por feminicídio, motivo torpe e uso de recurso que dificultou a defesa da vítima. De acordo com o Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), ele não aceitava o fim do relacionamento, que durou cerca de 20 anos. Helen havia se mudado de Caxias do Sul (RS) para Capão Alto com os filhos para se afastar do ex-companheiro.

O julgamento foi adiado duas vezes antes de ser finalizado. A primeira suspensão ocorreu em janeiro por problemas de saúde de um dos advogados e a segunda, em março, após a defesa abandonar o plenário. A sentença foi finalmente proferida no dia 24 de abril.