O Procon de Rio Negrinho informou que, no último ano (considerando abril como data-base), foram registradas mais de 240 reclamações envolvendo descontos indevidos nos benefícios previdenciários. Ao todo, foram identificadas mais de 30 entidades diferentes realizando esses descontos, muitas vezes sem o consentimento dos beneficiários.
Para evitar prejuízos, é muito importante que aposentados e pensionistas consultem regularmente o extrato de pagamento do benefício, seja pelo aplicativo Meu INSS ou presencialmente no posto de atendimento. Caso encontrem descontos de associações desconhecidas, é possível, pelo próprio aplicativo, realizar o bloqueio de novos descontos e, ainda, identificar o número de atendimento (0800) da entidade responsável para solicitar o cancelamento e o ressarcimento dos valores cobrados.
Se o problema persistir ou se preferirem, os consumidores podem registrar uma reclamação no Procon de Rio Negrinho, solicitando o cancelamento e o reembolso dos valores descontados, inclusive para casos que tenham ocorrido entre 2019 e 2025.