São Bento do Sul: Quati e jararacas são soltas na APA do Rio Vermelho

Botões de Compartilhamento

A Secretaria de Agricultura, em parceria com o médico veterinário Stanley Viliczinski, autorizado pelo Instituto de Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA), realizou uma importante ação de preservação na última quinta-feira (24).

Na ocasião, foram devolvidos à natureza uma quati fêmea da espécie Quati-de-cauda-anelada e duas cobras jararacas do gênero Bothrops, que retornaram ao habitat natural na Área de Proteção Ambiental (APA) do Rio Vermelho.

O quati, que havia sido atropelado nas proximidades do Fórum e passou mais de um mês em recuperação sob os cuidados do veterinário, pôde finalmente retornar ao seu lar. Uma das jararacas foi resgatada de uma área de risco, enquanto a outra, também em recuperação de ferimentos, foi retirada de uma região perigosa para garantir sua segurança.

A APA do Rio Vermelho é considerada um verdadeiro tesouro para a conservação da biodiversidade, sendo um dos principais santuários ambientais da região para o acolhimento de animais silvestres resgatados ou apreendidos.

Com o objetivo de proteger ainda mais essa riqueza natural, os órgãos de fiscalização ambiental instalaram diversas armadilhas fotográficas na área. Essa iniciativa contribui para o monitoramento da fauna e o combate à caça ilegal, assegurando um ambiente mais seguro e propício para a vida selvagem.