Cigarrinhas-do-milho: média estadual recua com avanço da colheita em Santa Catarina

Botões de Compartilhamento

Os produtores de milho catarinenses estão na reta final da safra, com 97% da produção já colhida. Por este motivo, a quantidade de lavouras monitoradas diminuiu, refletindo na redução da média estadual de insetos encontrados por armadilha, que no último levantamento foi de 37.

Segundo a coordenadora do programa Monitora Milho SC e pesquisadora da Epagri, Maria Cristina Canale, a bactéria do fitoplasma do enfezamento-vermelho tem aparecido com mais frequência nas análises, principalmente em insetos capturados em Guatambu, no Oeste e em Canoinhas, no Planalto Norte.

Durante a última semana não foi detectada a presença da bactéria do espiroplasma do enfezamento-pálido. Os vírus, do rayado-fino e do mosaico-estriado continuam prevalecendo nas amostras e apareceram nos municípios de Canoinhas, Major Vieira, Braço do Norte, Guatambu e Guaraciaba.

A pesquisadora recomenda que o produtor continue acompanhando os boletins publicados semanalmente pela Epagri, e fique atento à quantidade de insetos presentes nas lavouras. Outra dica importante para controlar a população de cigarrinhas-do-milho, já projetando a entressafra, é realizar a correta regulagem das colheitadeiras para evitar a perda de grãos na colheita e no transporte.

“Esses grãos perdidos dão origem ao milho tiguera, ou voluntário, que atuam como ponte verde para que as cigarrinhas sobrevivam durante o inverno e migrem para os novos cultivos”, afirma Maria Cristina. 

O programa Monitora Milho SC coleta e divulga informações de todo o estado, permitindo que o setor produtivo acompanhe a evolução da população de cigarrinhas e as infecções causadas por esses insetos. O ataque de cigarrinhas infectadas com os patógenos dos enfezamentos pode comprometer substancialmente a produção de lavouras de milho.

Para acompanhar a situação, foi criado no começo de 2021 o programa Monitora Milho SC, uma iniciativa do Comitê de Ação contra Cigarrinha-do-milho e Patógenos Associados, composto pela Epagri, Udesc, Cidasc, Ocesc, Fetaesc, Faesc, CropLife Brasil e Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária.

Fonte: Agência de Notícias SECOM

Notícias mais lidas

Colisão entre carro e motocicleta deixa dois feridos na BR-280 em Rio Negrinho

Motorista morre após colisão frontal entre carro e caminhão na BR-116 em Papanduva

Quem era o piloto que morreu em apresentação no Beto Carrero World

Rio Negrinho brilha com a abertura do Natal Encantado neste sábado

Polícia Militar prende suspeito armado minutos após tentativa de homicídio em Rio Negrinho

Últimas notícias

NOTA DE FALECIMENTO

Jovem fica ferido após colisão entre motocicleta e carro em Rio Negrinho

Hoje tem apresentação da Associação dos Pais e Amigos da Audiocomunicação no Natal Encantado

Semifinais do Campeonato Municipal de Futebol de Campo movimentam o fim de semana em Rio Negrinho

Proposta de Silvio Dreveck garante devolução de R$ 385 milhões para Santa Catarina

Confira as vagas de emprego disponíveis no SINE de Rio Negrinho