Nesta terça-feira (29), uma operação que investiga o tráfico internacional de drogas para a Europa e a África, realizado por meio de barcos e veleiros, bloqueou R$ 1,32 bilhão em bens e prendeu 23 pessoas. Em Santa Catarina, foram cumpridos oito mandados de prisão e dez de busca e apreensão.
A Operação Narco Vela investiga o tráfico internacional de drogas para a Europa e a África por meio de embarcações como barcos e veleiros.
Ao todo, foram cumpridos 31 mandados de prisão temporária e 62 mandados de busca e apreensão nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Maranhão, Pará e Santa Catarina. Além disso, foram cumpridos mandados nos Estados Unidos, na Itália e no Paraguai.
Em Santa Catarina, foram cumpridos dez mandados de busca e apreensão e oito de prisão preventiva nas cidades de Florianópolis, Balneário Camboriú, São Francisco do Sul, Itajaí e Barra Velha.
A Polícia Federal apreendeu veículos de luxo, como um Porsche, uma BMW e uma Ferrari. Também foram apreendidas joias de alto padrão, um barco e uma arma.
Mais de 300 policiais federais e 50 policiais militares do estado de São Paulo estão envolvidos na operação. Os investigados podem responder pelos crimes de tráfico internacional de drogas, associação para o tráfico e participação em organização criminosa.
A investigação teve início após a Marinha norte-americana apreender três toneladas de cocaína em fevereiro de 2023. A droga estava em um veleiro brasileiro, em alto-mar, próximo ao continente africano. Outros carregamentos também foram apreendidos em águas internacionais pela Guarda Civil Espanhola e pela Marinha Francesa.
Fonte: ND+