Parceria entre bombeiros militares de SC e do RS fortalece busca e resgate com cães em desastres naturais

Botões de Compartilhamento

Entre os dias 2 e 5, dois especialistas do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) estiveram em Gravataí, no Rio Grande do Sul, para compartilhar conhecimentos em técnicas de busca e resgate com cães e atuação em áreas deslizadas.

Fotos: Divulgação / CBMSC

O major Alan Delei Cielusinsky e o sargento Jacques Douglas Romão, ambos integrantes das Coordenadorias de Busca, Resgate e Salvamento com Cães e de Intervenção em Áreas Deslizadas do CBMSC, ministraram a disciplina “Noções de Intervenção em Áreas Deslizadas” aos alunos do 1º Curso de Busca, Resgate e Salvamento com Cães (CBRESC) do Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Sul (CBMRS).

A programação contou com uma aula teórica realizada no dia 3 de maio, no local do acampamento do curso. No dia seguinte, os participantes passaram por quatro oficinas práticas: escoramento, sondagem e abertura de cones de odor, desmanche hidráulico e busca com cães em áreas deslizadas.

Durante a tarde, foi realizado um simulado de soterramento com busca por vítimas, permitindo a aplicação prática das técnicas apresentadas pela manhã. A instrução foi concluída com o treinamento de autosalvamento e progressão em solo fluidificado.

Além do major Alan e do sargento Romão, outros bombeiros militares catarinenses também participaram como instrutores do curso. O coronel da reserva remunerada Walter Parizotto foi responsável pela disciplina de condicionamento e psicologia canina. Já o sargento da reserva Evandro Amorim e o cabo Thiago Amorim ministraram as aulas sobre figuração, papel fundamental no treinamento dos cães de busca.

A iniciativa fortalece a integração entre as corporações e eleva o nível técnico das equipes envolvidas em desastres naturais.  “A troca de experiências e o ganho de conhecimento foram enormes. Todos saem mais capacitados para o próximo desastre que, infelizmente, a cada dia que passa, está um dia mais próximo de acontecer”, destaca o major Alan Delei Cielusinsky.

Fonte: Agência de Notícias SECOM

Notícias mais lidas

Casal é preso por tráfico de drogas em Rio Negrinho

Corpo de jovem desaparecido é encontrado enterrado em propriedade rural de Campo Alegre

Adolescente é levado ao hospital após ser atropelado por trem em Rio Negrinho

Ex-funcionário é preso após furtar R$ 80 mil de empresa em São Bento do Sul

Área de escape na Serra Dona Francisca vai “aproveitar” atual traçado; redesenho de curva terá concreto

Últimas notícias

Copom eleva juros básicos da economia para 15% ao ano

Acidente de trânsito mobiliza bombeiros em São Bento do Sul

Comissão aprova tempo extra nos exames da CNH para pessoas com transtorno de aprendizagem

Teste do pezinho será realizado no sábado (21), na unidade central de saúde

SC tem previsão de chuva intensa e risco de temporais entre quinta e sexta-feira

Brasil se declara país livre da gripe aviária