Cardeais se isolam e tem início conclave que escolherá o novo papa

Botões de Compartilhamento

Teve início nesta quarta-feira (7), por volta das 17h45 no horário local (12h45 em Brasília), o conclave que definirá o novo papa da Igreja Católica. A cerimônia ocorre na Capela Sistina, onde 133 cardeais eleitores foram isolados para dar início às votações.

Capela Sistina é fechada para o início oficial do Conclave (Foto: Vatican News/Reprodução)

O processo começou com o cântico do hino em latim Spiritus Sanctus e com juramentos coletivos e individuais de sigilo absoluto. Após o ritual, foi decretado o “extra omnes” — expressão em latim que determina a retirada de todos os não participantes, dando início formal à eleição papal.

A área foi submetida a rígidas medidas de segurança, incluindo corte de sinais de comunicação e uso de bloqueadores, conforme previsto. As votações seguirão até que um dos cardeais obtenha ao menos dois terços dos votos.

Durante o conclave, os cardeais ficam hospedados em dependências do Vaticano e são proibidos de manter contato com o exterior. A sinalização do resultado será feita pela chaminé instalada na Capela Sistina: fumaça preta indica que não houve consenso; fumaça branca, que um novo papa foi escolhido.

Previsão de horários para fumaças do conclave

Veja abaixo a previsão de horário do término de votações do conclave e quando a primeira fumaça deve sair da chaminé da Capela Sistina.

Abaixo estão os horários de Brasília. Eles podem sofrer alterações, dependendo de quanto durarem os ritos e as votações em si.

Quarta-feira (7)

  • 11h30 – Entrada na Capela Sistina, juramentos coletivos e individuais. Após o fechamento das portas, há um discurso na capela, abertura para possíveis perguntas e, em seguida, votação
  • 14h – Previsão para que primeira fumaça saia da chaminé da Capela Sistina

Quinta-feira (8)

  • 5h30 – Fim de votação; só haverá fumaça se de fato um papa for eleito
  • 7h00 – Fim de segunda votação e, caso não haja papa, a fumaça preta sairá da chaminé
  • 12h30 – Fim de votação; novamente, só haverá fumaça se de fato um papa for eleito
  • 14h00 – Fim de nova votação e, caso não haja papa, a fumaça preta sairá da chaminé

Caso não haja um papa eleito na quinta-feira, novas votações devem acontecer nos dias seguintes.

Com informações da CNN Brasil