Governador entrega veículos 4×4 e drones de última geração para a Proteção e Defesa Civil

Botões de Compartilhamento

O governador Jorginho Mello entregou nesta nesta terça-feira, 7, 22 viaturas pick-up 4×4 e 24 aeronaves Remotamente Pilotadas (drones) do modelo DJI Matrice 30T para a Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil. O ato reforça o compromisso do Estado com a modernização da prevenção, gestão de riscos e a ampliação da capacidade de resposta a desastres.

Foto: Leo Munhoz / SECOM

A entrega foi acompanhada pelo secretário titular da pasta, Mário Hildebrandt, pelo presidente da Federação Catarinense de Municípios (Fecham) e prefeito de Florianópolis, Topázio Neto, parlamentares, prefeitos e outras autoridades locais.

“Nós estamos fazendo essa entrega para fortalecer ainda mais as regionais, dando a eles instrumento de fiscalização, de acompanhamento, de supervisão, drones com tecnologia das mais avançadas que a gente tem, para auxiliar na operação toda. E também equipamentos, caminhonetes de boa qualidade, para que eles possam, em cada regional, ter condições de ainda fazer um trabalho melhor do que eles já fazem. A proteção e defesa civil são fundamentais e quanto melhor a gente deixar, melhor para as pessoas”, afirmou o governador Jorginho Mello.

Tecnologia a serviço da prevenção e resposta

Os 24 drones DJI Matrice 30T entregues nesta quarta são considerados referência em tecnologia para uso em operações de defesa civil. Eles possuem câmera térmica, sensores de alta resolução, resistência a condições climáticas adversas e capacidade de realizar mapeamentos, buscas, monitoramento de áreas de risco, acompanhamento de cheias e apoio em operações de salvamento.

O secretário de Estado da Proteção e Defesa Civil, Mário Hildebrandt, destacou que investir em tecnologia é investir em vidas.

“Com a modernização dos recursos e a integração entre tecnologia, planejamento e ação territorial, o Estado se prepara para enfrentar, com mais eficiência, os desafios impostos pelas mudanças climáticas e pela complexidade dos eventos extremos. Os drones ampliam nosso campo de visão, nos ajudam a agir antes da tragédia acontecer e permitem respostas mais rápidas quando o desastre já está instalado. Esta entrega representa um avanço inédito na história da Defesa Civil catarinense”, ressaltou.

O investimento total para aquisição das aeronaves foi de R$ 1.582.800,00, com recursos próprios da Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil (SDC). Dos 24 Drones, 20 serão destinadas às Coordenadorias Regionais de Defesa Civil, três às Diretorias da SDC, e uma será doada à Polícia Militar, por meio de termo de referência.

Além dos drones, foram entregues 22 veículos Nissan tipo pick-up 4×4, cabine dupla, especialmente adaptados para atuação em áreas de difícil acesso, em situações de emergência e desastres naturais. As viaturas estão equipadas com snorkel, sirene, giroflex interno, iluminação externa e compartimentos para armazenamento de equipamentos de resgate.

Os veículos serão destinados às Coordenadorias Regionais de Defesa Civil dos municípios da Grande Florianópolis e permitirão maior mobilidade e segurança às equipes de campo, além de fortalecerem a presença da Defesa Civil nas comunidades em momentos críticos.

A aquisição das viaturas foi viabilizada por meio de emenda parlamentar da Bancada da Grande Florianópolis.

Durante o evento, prefeitos e coordenadores regionais destacaram a importância do investimento contínuo em equipamentos, tecnologia e capacitação das equipes para garantir a pronta resposta em casos de enchentes, deslizamentos, incêndios florestais e demais situações adversas que atingem o território catarinense.

“É super importante porque o Governo do Estado tem feito um trabalho grande não só na Defesa Civil, mas sobretudo na prevenção. E Florianópolis tem um trabalho muito parecido com isso, mas falta um recurso suficiente para que a gente tenha os melhores equipamentos. Receber essa caminhonete hoje, receber o drone com alto potencial de trabalho para a Florianópolis é muito bom, sendo bom para a Florianópolis é bom para a região, é bom para a integração do sistema de prevenção e defesa civil do estado”, avaliou o presidente da Fecam e prefeito de Florianópolis, Topázio Neto.

Articulação institucional e presença no território

A cerimônia também serviu para reafirmar a política estadual de descentralização e fortalecimento das Coordenadorias Regionais de Defesa Civil, que têm papel essencial na identificação de riscos, no contato direto com os municípios e na execução das ações de proteção da população

Fonte: Agência de Notícias SECOM