Quem vive atualmente da pecuária e da agricultura conhece bem as dificuldades enfrentadas, especialmente quando se busca expandir e crescer. Quando uma atividade agrícola ou pecuária familiar passa a ser um negócio em desenvolvimento, é nesse momento que o setor público pode fazer a diferença. Seja por meio de assessoria técnica, assistência legal ou fornecimento de máquinas e materiais. Este apoio visa possibilitar o crescimento, a geração de renda, empregos e, consequentemente, o aumento na arrecadação de impostos.
No final das contas, essa ajuda retorna aos cofres públicos na forma de tributos, contribuindo para o desenvolvimento de toda comunidade.
Um exemplo de sucesso é a Família Stiegler e Wuensch, do Campo Lençol, que hoje, com modernos equipamentos para ordenha, grandes depósitos refrigerados, inseminação artificial bem orientada, se tornou numa das maiores produtoras de leite da nossa cidade. Com uma produção diária de aproximadamente mil litros, a fazenda comercializa diretamente com uma empresa de Jaraguá do Sul.
Essa trajetória começou em 2018, com apenas três vacas leiteiras mestiças Jersey, e hoje conta com cerca de 80 vacas e novilhas da raça Holandesa.
“Começamos de forma bem gradual, sem contar com apoio de ninguém. Hoje, recebemos todo o suporte da Secretaria de Agricultura, que nos ajuda com veterinários(as), pedras, saibro, máquinas, caçambas, entre outros recursos.
Somos sempre muito bem atendidos, sempre que precisamos de algo, podemos contar com a ajuda de todos lá da secretaria, tem alguns que se superam, aos quais agradeço de coração. Eles não medem esforços pelos agricultores e sempre querem ajudar”, comenta o senhor Aleixo, proprietário da fazenda, junto com seu filho Lucas.