Após pleito do Governo do Estado, mais duas regiões de Santa Catarina vão receber vacina contra a dengue

Botões de Compartilhamento

Em resposta aos esforços do Governo de Santa Catarina, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), mais duas regiões catarinenses vão receber vacinas contra a dengue: no Alto Uruguai Catarinense (13 municípios) e Foz do Rio do Itajaí (11 municípios). De acordo com o Ministério da Saúde, inicialmente serão distribuídas 11.900 doses, com a previsão de chegada para esta sexta-feira, 9. Nas próximas semanas as doses serão distribuídas, após alinhamento e orientação às regionais e municípios.

Foto: Ricardo Trida / Arquivo / SECOM

“Hoje é um dia muito feliz para os catarinenses. Nosso pleito foi atendido, e a vacina da dengue chega em duas regiões e contempla 24 municípios. Apesar do imunizante estar disponível em várias regiões do estado, a adesão da população de 10 a 16 anos ainda é baixa. É fundamental que todos que possam se vacinar, se vacinem. Vamos evitar a dengue esse ano e também ano que vem e nos próximos ciclos”, ressalta Diogo Demarchi, Secretário de Estado da Saúde.

Atualmente, a vacina está disponível para crianças e adolescentes de 10 a 16 anos nas Regiões de Saúde Nordeste, Vale do Itapocu, Grande Florianópolis, Médio Vale do Itajaí e Oeste, totalizando 76 municípios. Com a ampliação, a oferta se estende a sete Regiões de Saúde, abrangendo 100 municípios catarinenses. As novas doses vão reforçar o combate à doença em áreas que têm registrado aumento no número de casos nos últimos anos, considerando os critérios elencados pelo Ministério da Saúde para distribuição.

A SES solicitou, ainda em 2024, ao Ministério da Saúde, a ampliação da vacinação para os municípios das Regiões de Saúde do Extremo Oeste e Xanxerê, que ainda não foram contempladas. Atualmente, os índices de cobertura vacinal contra a dengue em Santa Catarina estão em 34,36% para a primeira dose e 17,60% para a segunda.

Fonte: Agência de Notícias SECOM

Notícias mais lidas

Defesa Civil alerta: frio intenso atinge SC com mínimas de até -4°C e risco de geada

Carro de músico Agnaldo Lima pega fogo na madrugada e equipamentos de trabalho são destruídos

Jovem William Neppl, de 21 anos, morre após uma semana internado na UTI

Rio Negrinho amanheceu congelante registrando temperatura negativa

Morre Juliana Marins, brasileira que caiu em trilha na Indonésia

Últimas notícias

Arraiá da Saúde leva serviços e acolhimento à comunidade neste sábado em Rio Negrinho

Indústria catarinense cresce mais que o dobro da média nacional

Câmbio Verde arrecada mais de 3,5 toneladas de recicláveis no bairro Cruzeiro e atrai visitantes de outros municípios

Brasil atinge 59,2% de crianças alfabetizadas em 2024

Rua Eduardo Rueckl receberá recapeamento asfáltico a partir de segunda-feira em Rio Negrinho

Produção de motocicletas passa de 1 milhão em 2025, diz Abraciclo