Santa Catarina tem três alertas ativos de tempestades e chuvas intensas

Botões de Compartilhamento

O estado de Santa Catarina enfrenta, nesta sexta-feira (9), ao menos três alertas ativos emitidos pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) devido à previsão de tempestades e chuvas intensas. Os fenômenos, que incluem raios, granizo e ventos superiores a 60 km/h, também foram alertados pela Defesa Civil estadual e pela Epagri/Ciram.

Foto: Inmet, Reprodução

O primeiro aviso de perigo teve início ainda na manhã de quinta-feira (8), às 10h07min, e segue até as 18h desta sexta. Ele atinge especialmente o Oeste catarinense, com previsão de chuvas entre 30 e 60 milímetros por hora, podendo alcançar até 100 mm por dia. Os ventos podem variar entre 60 e 100 km/h. As cidades de Caibi e Caxambu do Sul estão na rota direta da tempestade.

Outro alerta, válido desde as 10h desta sexta-feira, se estende até às 23h59min e abrange praticamente todo o território estadual, incluindo o Vale do Itajaí, a Grande Florianópolis, o Norte e Sul catarinense, além da Serra.

Além disso, o Inmet também emitiu um alerta de perigo específico para chuvas intensas no Norte do Estado, com início previsto às 13h desta sexta e término às 10h de sábado (10). Estão em atenção os municípios de Balneário Barra do Sul, Araquari, Campo Alegre, Canoinhas, Corupá, Garuva e Guaramirim.

De acordo com a Epagri/Ciram, a instabilidade é causada pela passagem de uma frente fria, que avança rapidamente e deve provocar temporais isolados e acumulados elevados de chuva em um curto espaço de tempo, começando pelo Oeste e Sul e se espalhando por todas as regiões até o início de sábado.

A Defesa Civil orienta que, durante os temporais, a população procure abrigo seguro, mantenha distância de janelas, árvores, placas e postes de energia, e evite transitar por áreas alagadas ou pontes submersas.

Notícias mais lidas

Defesa Civil alerta: frio intenso atinge SC com mínimas de até -4°C e risco de geada

Carro de músico Agnaldo Lima pega fogo na madrugada e equipamentos de trabalho são destruídos

Jovem William Neppl, de 21 anos, morre após uma semana internado na UTI

Rio Negrinho amanheceu congelante registrando temperatura negativa

Morre Juliana Marins, brasileira que caiu em trilha na Indonésia

Últimas notícias

Polícia Militar cumpre mandado de prisão em Rio Negrinho

Santa Catarina bate recorde histórico em exportações no 1º Semestre de 2025, alcançando US$ 5,85 bilhões

Acidente entre dois carros mobiliza bombeiros na BR-280 em Rio Negrinho

Rio Negrinho se destaca na etapa Regional da Conferência Nacional Infanto juvenil pelo Meio Ambiente

Irmãos são presos após tentarem matar idoso para roubar aposentadoria em SC

Governo de SC entrega 11 novas ambulâncias ao Corpo de Bombeiros Militar