Na última sexta-feira (9), um tornado devastador atingiu o município de Palmitos, no Oeste catarinense, com ventos superiores a 100 km/h, conforme análises de imagens de satélite feitas pela Defesa Civil de Santa Catarina. A tragédia resultou na morte de um homem, que foi atingido por uma árvore que caiu devido à força do vento.
A tempestade causou grandes estragos, atingindo 50 casas e deixando 65 pessoas desalojadas. Além disso, mais de 50 propriedades rurais foram afetadas, com pastos destruídos e a produção agrícola seriamente danificada. A infraestrutura local também sofreu danos, com postes, pontilhões, tubulações e acessos às comunidades comprometidos, dificultando o trabalho das equipes de resgate e recuperação.
Em resposta à calamidade, o município decretou situação de emergência no sábado (10). De acordo com a Defesa Civil, um tornado ocorre quando uma coluna de ar gira violentamente e toca o solo, conectando-se à base de uma nuvem.
No domingo (11), Palmitos recebeu ajuda humanitária, com a entrega de água potável, cestas básicas, kits de higiene e limpeza, colchões e telhas, enviadas pela Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil de Santa Catarina, com apoio do Corpo de Bombeiros Militar. A cidade segue em situação de emergência.