A Polícia Rodoviária Federal (PRF) divulgou, nesta quarta-feira (14), o laudo que aponta a causa do grave acidente ocorrido em 6 de abril no km 233,7 da BR-101, no trecho do Morro dos Cavalos. Segundo o documento, o motorista do caminhão-tanque perdeu o controle da direção após passar por um redutor de velocidade, o que foi considerado o fator determinante do acidente.
O veículo, que transportava 22 mil litros de etanol, tombou, colidiu com barreiras de concreto e derramou o combustível inflamável sobre a pista. O líquido se espalhou pelos dois sentidos da rodovia e deu início a um incêndio que atingiu o caminhão e outros 25 carros que transitavam no sentido norte (Porto Alegre–Florianópolis).
Apesar da gravidade, o laudo aponta que o caminhão estava a 57 km/h, abaixo do limite permitido de 60 km/h. A perícia não conseguiu identificar a causa exata da perda de controle.
O motorista do caminhão, de 31 anos, e sua namorada, de 26, sofreram queimaduras graves e foram encaminhados à UPA da Pinheira. Outras duas pessoas também foram hospitalizadas. O fogo foi controlado cerca de uma hora e meia após o acidente, mas a remoção do caminhão e a limpeza da pista se estenderam até a madrugada do dia seguinte.