Produção industrial de Santa Catarina cresce 8,5% no primeiro trimestre e tem a maior alta do país

Botões de Compartilhamento

A produção industrial catarinense registrou crescimento de 8,5% no primeiro trimestre de 2025 na comparação com o mesmo período do ano passado. A forte elevação consolidou Santa Catarina com a maior alta entre todos os estados pesquisados e bem acima da média nacional de 1,9%. Os dados foram divulgados nesta quarta-feira, 14, pelo IBGE e revelam um cenário positivo de aquecimento da economia estadual. 

Foto: Roberto Zacarias/SECOM

Todos os 14 segmentos da indústria pesquisados em Santa Catarina registraram aumento no primeiro trimestre, com destaque para a indústria metalmecânica. Conforme o IBGE, a fabricação de produtos de metal cresceu 23,8% no primeiro trimestre, enquanto a fabricação de máquinas e equipamentos teve elevação de 21,4%. A fabricação de veículos (14,7%), de produtos minerais (14%) bem como de móveis (13,2%) também puxaram o crescimento catarinense.

“A indústria é o motor da nossa economia e o Estado é parceiro do setor com incentivos que estimulam o crescimento. A indústria aquecida gera emprego e renda para os catarinenses o que faz a nossa economia crescer cada vez mais”, destaca o governador Jorginho Mello.

Segmentos relevantes da indústria de Santa Catarina, a fabricação de produtos têxteis (7,9%) e de produtos alimentícios (5,7%) somaram alta. O desempenho também foi positivo na fabricação de produtos químicos (6,2%), de produtos de madeira (3,7%), bem como de celulose, papel e produtos de papel (2,1%). 

“O setor, de forma geral, está produzindo mais, investindo na ampliação de plantas industriais e gerando mais empregos. É um ciclo positivo para Santa Catarina. O Governo do Estado tem feito sua parte ao estimular a economia por meio de programas de incentivo ao investimento e linhas de crédito subsidiadas. Estamos otimistas quanto ao ano de 2025”, afirma o secretário de Estado de Indústria, Comércio e Serviço, Silvio Dreveck.

Santa Catarina lidera crescimento no setor industrial

Conforme os dados do IBGE, Santa Catarina teve o maior crescimento do país no setor industrial no primeiro trimestre de 2025. A forte alta de 8,5% garantiu o estado na liderança, à frente do Paraná (7,1%), Pará (5,1%), Bahia (2,4%), São Paulo (1,1%), Rio Grande do Sul (0,8%) bem como Minas Gerais (0,3%) e demais estados. A média nacional é de 1,9%.

“Santa Catarina tem uma produção diversificada e de alto valor agregado, com reconhecimento internacional. As exportações, por exemplo, também estão em alta, com crescimento até aqui de 7,5% em 2025. Isso garante mais solidez para nossa indústria e gera mais emprego e renda, fortalecendo ainda mais o mercado interno”, acrescenta o secretário Silvio Dreveck.

Conforme dados da Federação das Indústrias de SC (Fiesc), a intenção de investir do empresário industrial catarinense segue em patamar elevado, com 63,4 pontos na escala de 0 a 100. O desempenho mostra otimismo para ampliar e contratar. Já a utilização de capacidade instalada está em 74%, revelando menor ociosidade das plantas industriais catarinenses em relação à nacional (69%). 

Fonte: Agência de Notícias SECOM

Notícias mais lidas

Veículo furtado em Rio Negrinho é recuperado em duas horas após registro da ocorrência

Jovem de Rio Negrinho morre aos 24 anos após luta contra doenças crônicas

Rio Negrinho se despede de Cleide Jablonski

Passo a passo para fazer uma mini estufa com garrafa PET

Fiscalização apreende 1,3 tonelada de carnes irregulares em estabelecimentos em São Francisco do Sul

Últimas notícias

Anvisa proíbe bala gummy de tadalafila

Produção industrial de Santa Catarina cresce 8,5% no primeiro trimestre e tem a maior alta do país

Proteja-se da gripe: vacinação liberada para todas as idades em Rio Negrinho

Novos membros do Conselho Municipal de Políticas Públicas são empossados em Rio Negrinho

Laudo da PRF revela causa de acidente com caminhão-tanque no Morro dos Cavalos

Demandas do Planalto Norte em discussão no Governo do Estado