A Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente (SEMAM) de São Bento do Sul divulgou os resultados das ações realizadas no mês de abril de 2025, demonstrando um trabalho constante em diversas frentes, como licenciamento, proteção ambiental, saúde animal e suporte ao setor agrícola.
Licenciamento e fiscalização ambiental
No setor ambiental, foram emitidas 76 licenças por meio do sistema SINFAT e outras 7 pelo SINAFLOR, totalizando 83 documentos liberados no mês. A ouvidoria da secretaria recebeu 11 denúncias relacionadas ao meio ambiente e foram lavrados 10 autos de infração ambiental.
Educação e preservação ambiental
O horto florestal produziu 955 mudas de flores e, dentro do projeto “Raízes do Amor”, foram realizados 32 plantios, contribuindo para o embelezamento e a recuperação de áreas públicas.
Inspeção sanitária e abate
No Serviço de Inspeção Municipal (SIM), o total de animais abatidos chegou a 199, sendo 111 bovinos e 88 suínos, sempre com acompanhamento técnico para garantir a segurança alimentar da população.
Bem-estar animal e castrações
O setor de Bem-Estar Animal realizou a castração de 123 animais, sendo:
• 18 cães machos e 20 fêmeas;
• 28 gatos machos e 57 fêmeas.
Além disso, foram feitos 8 resgates de cães em situação de risco.
Apoio ao produtor rural – Porteira Aberta
Por meio do programa Porteira Aberta, 32 produtores foram beneficiados com a aplicação de calcário. As equipes da SEMAM também prestaram 470 horas de serviços com máquinas agrícolas, atendendo diretamente 57 produtores. Outros 39 agricultores receberam apoio com o fornecimento de saibro, essencial para a manutenção de estradas e acessos às propriedades.
O relatório, assinado pelo secretário Luiz Lindecir Pesenti, reforça o compromisso da SEMAM com o desenvolvimento sustentável e o fortalecimento da agricultura e meio ambiente no município.