Bombeiros de Santa Catarina realizam Curso de Instrutor de Guarda-Vidas

Botões de Compartilhamento

O 1º Batalhão de Bombeiros Militar (1º BBM), juntamente com a Coordenadoria de Atividades Aquáticas, está promovendo, entre os dias 12 e 16 de maio, o Curso de Instrutor de Guarda-Vidas, com uma programação que contempla conteúdos teóricos e práticos voltados à formação pedagógica e técnica dos futuros instrutores.

Foto: Divulgação / CBMSC

Durante os cinco dias de atividades, os 25 alunos participam de instruções teóricas e práticas com ênfase em princípios didáticos, planejamento de ensino e metodologias voltadas à instrução em salvamento aquático.

“Essa capacitação é fundamental para a manutenção da excelência dos serviços prestados por nossa corporação. O curso tem como objetivo preparar bombeiros militares que assumirão a missão de formar os novos guarda-vidas em todo o estado, especialmente durante a Operação Estação Verão, garantindo um serviço padronizado e de alta qualidade à população e aos turistas”, explica o major Guilherme Veríssimo da Serra Costa, presidente da Coordenadoria de Atividades Aquáticas do CBMSC.

Entre os assuntos abordados estão instruções sobre morfologia do ambiente marinho, com foco na identificação de tipos de praia e de correntes de retorno — fenômenos que apresentam alto risco para os banhistas. A aula sobre o tema foi ministrada pelo professor Pedro de Souza Pereira, doutor em Oceanografia e coordenador do curso e do Programa de Pós-Graduação em Oceanografia da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), com o apoio da mestranda Manuela Távora.

Na parte prática, as instruções estão sendo realizadas na Praia dos Ingleses.

Os cursos ocorrem regularmente em outros batalhões do CBMSC. Os participantes são cuidadosamente selecionados com base em critérios técnicos e comportamentais, assegurando que apenas profissionais com perfil de liderança e didática integrem o grupo de instrutores. “A qualificação contínua dos nossos profissionais reflete o compromisso do CBMSC com a segurança aquática e com a formação de excelência dos nossos guarda-vidas”, finaliza o major.

Na Estação Verão 2024/2025, 33 municípios catarinenses foram atendidos por meio de 429 postos ativados, com um efetivo empenhado de 1.980 guarda-vidas civis voluntários (GVCV), além de 246 guarda-vidas militares.

Fonte: Agência de Notícias SECOM

Notícias mais lidas

Veículo furtado em Rio Negrinho é recuperado em duas horas após registro da ocorrência

Jovem de Rio Negrinho morre aos 24 anos após luta contra doenças crônicas

Rio Negrinho se despede de Cleide Jablonski

Passo a passo para fazer uma mini estufa com garrafa PET

Fiscalização apreende 1,3 tonelada de carnes irregulares em estabelecimentos em São Francisco do Sul

Últimas notícias

Quem eram os dois homens que morreram em confronto com a RONE hoje, em São Bento do Sul

Polícia Federal fiscalizará atiradores esportivos e registro de armas

Foca-Caranguejeira rara é avistada no Litoral de SC

Defesa Civil realiza vistoria preventiva em escolas que podem funcionar como abrigos temporários

Quadrilha especializada em furto e adulteração de caminhonetes é alvo de operação em SC

Foco do mosquito da dengue é identificado no bairro Vista Alegre