Uma foca-caranguejeira, espécie rara no Brasil, foi avistada descansando entre os Molhes da Barra, em Laguna, e a Praia do Luz, em Imbituba, no litoral Sul de Santa Catarina. O animal foi visto pela primeira vez na segunda-feira (12) e, até a tarde de quarta-feira (14), permanecia na região.
A informação é do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), responsável pelo acompanhamento do mamífero. Segundo o coordenador do projeto, Pedro Volkmer de Castilho, essa é a primeira vez que a espécie é registrada no Sul do estado. O último registro no litoral catarinense ocorreu em 2019, no Norte.
A foca-caranguejeira (Lobodon carcinophaga) é comum em regiões próximas à Antártica, mas extremamente rara no Brasil. Por isso, há pouco conhecimento sobre os motivos de sua aparição no litoral brasileiro. Especialistas acreditam que o indivíduo esteja apenas descansando.
De acordo com o veterinário Eduardo Macagnan, do PMP/Udesc, o animal apresenta boa condição corporal e não possui lesões que indiquem necessidade de intervenção.
A área onde a foca está foi isolada para garantir sua tranquilidade e segurança dos frequentadores da praia. O PMP orienta que a população não se aproxime do animal, evite ruídos e mantenha animais domésticos afastados.
Em caso de avistamento de animais marinhos vivos ou mortos na faixa de areia, o contato deve ser feito com o PMP-BS pelo número 0800 642 3341.