Secretário Silvio Dreveck, fala sobre empregos em Santa Catarina

Botões de Compartilhamento

Santa Catarina se destaca mais uma vez no cenário nacional ao atingir a menor taxa de desemprego entre as 27 unidades da federação: apenas 3%, enquanto a média do país é de 7%. Essa taxa indica que estamos com pleno emprego. Por onde passo em Santa Catarina venho repetindo: o emprego é a melhor política de inclusão social.

“Porém, esse resultado não é fruto do acaso, mas sim de um trabalho consistente, planejamento estratégico e um ambiente econômico que favorece o empreendedorismo, a inovação e a capacitação profissional. Nossa trajetória de sucesso se deve a uma combinação de fatores. Santa Catarina possui apenas 1% do território nacional, porém tem infraestrutura competitiva, mão de obra qualificada e um setor produtivo diversificado. Somos um estado que atrai investimentos nacionais e internacionais, gerando emprego e renda para a população”, destaca Silvio.

O Governo do Estado, sob liderança do governador Jorginho Mello, tem sido um parceiro essencial nesse processo, implementando políticas que estimulam a geração de empregos e o crescimento das empresas. Programas de incentivo fiscal, desburocratização e apoio às micro e pequenas empresas têm permitido que negócios avancem em todas as regiões. Além disso, investimentos em educação técnica e profissionalizante garantem que nossa força de trabalho esteja preparada. Destaco ações como o Prodec, o Pronampe SC, o Universidade Gratuita, e o Programa CaTec – para ensino técnico –, entre tantas outras iniciativas.

“O espírito empreendedor do povo catarinense é outro diferencial. Temos uma cultura de trabalho, inovação e resiliência que faz com que nossas empresas sejam competitivas a nível global. Não à toa o estado é procurado cada vez mais por migrantes e imigrantes em busca de oportunidades”, frisa.

A inovação também é um pilar fundamental. Santa Catarina abriga alguns dos melhores centros de pesquisa e universidades do país, além de ecossistema de startups que estão revolucionando setores como agronegócio, saúde e inteligência artificial. O Governo do Estado tem fomentado esse ambiente por meio de diversos programas, com amplo diálogo com o setor privado e formação de parcerias estratégicas.

“O resultado é muito positivo. Com a menor taxa de desemprego do país, precisamos reconhecer que Santa Catarina é hoje um exemplo para o Brasil. Estamos mostrando que, com trabalho sério, gestão eficiente e visão de futuro, é possível construir um estado diferenciado. Vamos em frente”, enfatiza o secretário.

Notícias mais lidas

Casal é preso por tráfico de drogas em Rio Negrinho

Corpo de jovem desaparecido é encontrado enterrado em propriedade rural de Campo Alegre

Adolescente é levado ao hospital após ser atropelado por trem em Rio Negrinho

Ex-funcionário é preso após furtar R$ 80 mil de empresa em São Bento do Sul

Área de escape na Serra Dona Francisca vai “aproveitar” atual traçado; redesenho de curva terá concreto

Últimas notícias

Copom eleva juros básicos da economia para 15% ao ano

Acidente de trânsito mobiliza bombeiros em São Bento do Sul

Comissão aprova tempo extra nos exames da CNH para pessoas com transtorno de aprendizagem

Teste do pezinho será realizado no sábado (21), na unidade central de saúde

SC tem previsão de chuva intensa e risco de temporais entre quinta e sexta-feira

Brasil se declara país livre da gripe aviária