Banda Treml é reconhecida como Patrimônio Cultural Imaterial de São Bento do Sul

Botões de Compartilhamento

Na última sexta-feira (16) foi realizada a cerimônia de assinatura da Lei Municipal nº 5210, que reconhece oficialmente a Banda Treml como Patrimônio Cultural Imaterial do Município de São Bento do Sul.

O ato contou com a presença de representantes da centenária Banda Treml e representantes do Executivo e Legislativo, celebrando um marco histórico para a cultura local.

A nova legislação destaca a importância da banda na preservação da tradição musical e na formação cultural da cidade. Fundada há mais de cem anos, a Banda Treml é símbolo do compromisso com a arte, com a valorização das raízes germânicas e com a identidade musical são-bentense.

Segundo o texto sancionado pelo prefeito, o Poder Executivo poderá desenvolver ações de valorização, preservação e divulgação da história da banda, incluindo atividades culturais e educativas.

“Reconhecer a Banda Treml como Patrimônio Cultural Imaterial é uma forma de honrar seu legado e garantir que futuras gerações conheçam e se orgulhem dessa história. São Bento do Sul é uma cidade rica em cultura, e a música sempre teve papel central nisso”, destacou o prefeito.

O reconhecimento também fortalece o papel das manifestações artísticas na vida comunitária e reafirma o compromisso da administração com a preservação da memória cultural local.

A Lei entra em vigor a partir de hoje, 19 de maio de 2025.

Na ocasião, também foi entregue um certificado com o título de Patrimônio Histórico de Artes Populares de São Bento do Sul, protegido por Lei Municipal conforme Ato de Tombamento 001.

Notícias mais lidas

Polícia Militar recupera trator com registro de furto em Rio Negrinho

Vítima de feminicídio, Pricila Dolla será velada na Capela Mortuária de Volta Grande

Autor de disparos contra mulher em Volta Grande é preso em flagrante, confirma delegado

Amigos e familiares lamentam morte de Pricila Dolla

Feminicídio em Volta Grande: mulher é morta a tiros dentro de casa e ex-namorado tenta tirar a própria vida

Últimas notícias

DIEGO WANTOWSKY, EX-BBB E NATURAL DE RIO NEGRINHO, CELEBRA CASAMENTO EM MINAS GERAIS

Convenção 2026 reúne colaboradores de todas as unidades da Rede de Postos Norte

Grupo Esperança celebra 20 anos de acolhimento e apoio às pacientes da Rede Feminina de Combate ao Câncer

Pix por aproximação passa a mostrar saldo antes do pagamento

São Bento do Sul recebe vacina Pneumo 20 para crianças menores de 5 anos

São Bento do Sul registra crescimento de 25,9% na abertura de empresas em 2026