Na sessão desta segunda-feira (19), a Câmara de Vereadores de Rio Negrinho aprovou, por unanimidade, uma Moção de Aplausos à Polícia Militar do Estado de Santa Catarina (PMSC), em comemoração aos 190 anos de fundação da corporação. A homenagem foi especialmente dedicada à 2ª Companhia do 23º Batalhão de Polícia Militar, que atua no município e tem sido peça fundamental na promoção da segurança pública local.
A Moção destaca a longa trajetória da PMSC, fundada em 1835, e que ao longo de quase dois séculos vem desempenhando um papel essencial na manutenção da ordem, do bem-estar social e da segurança em todo o estado. Em Rio Negrinho, a presença da instituição remonta ao ano de 1932, quando foi instalado o primeiro posto policial na atual Praça Tenente Oldegar Olsen Sapucaia. Desde então, a atuação da corporação tem se expandido e se modernizado, acompanhando as mudanças da sociedade.
Atualmente composta por mais de 40 policiais militares, a 2ª Companhia do 23º BPM é comandada pelo Capitão PM Cleverson Kalil de Souza. Suas atividades incluem o policiamento ostensivo, patrulhamento rural, cobertura de eventos, além de operações específicas e planejadas. A Companhia também se destaca pelos projetos de integração com a comunidade, como o PROERD (Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência), a Rede Catarina de proteção à mulher, e as Redes de Segurança nos bairros.
Durante a leitura da justificativa, os vereadores enfatizaram a importância da proximidade entre a Polícia Militar e a população rio-negrinhense, reforçada por ações de prevenção e cooperação comunitária. Também foi lembrada a evolução da estrutura organizacional da PM no município, desde os primeiros destacamentos até a atual vinculação ao 23º BPM, refletindo a crescente relevância estratégica de Rio Negrinho no contexto regional.
“Ao propor esta Moção de Aplausos, a Câmara Municipal de Rio Negrinho reforça a importância de reconhecer e valorizar o papel dos policiais militares que, com bravura, profissionalismo e humanidade, dedicam suas vidas à proteção da sociedade”, destacou o propositor da Moção, Presidente do Legislativo Rodrigo dos Santos-Dido.
A iniciativa foi acompanhada e elogiada pelos parlamentares e pelo público presente, que após assistir um vídeo contando a história da PM na cidade, aplaudiu a homenagem como um justo reconhecimento ao trabalho incansável dos homens e mulheres que compõem a Polícia Militar, em especial aqueles que atuam diariamente pela segurança de Rio Negrinho.