Câmara de Rio Negrinho aprova Moção de Aplausos à Polícia Militar pelos 190 anos de serviços prestados

Botões de Compartilhamento

Na sessão desta segunda-feira (19), a Câmara de Vereadores de Rio Negrinho aprovou, por unanimidade, uma Moção de Aplausos à Polícia Militar do Estado de Santa Catarina (PMSC), em comemoração aos 190 anos de fundação da corporação. A homenagem foi especialmente dedicada à 2ª Companhia do 23º Batalhão de Polícia Militar, que atua no município e tem sido peça fundamental na promoção da segurança pública local.

A Moção destaca a longa trajetória da PMSC, fundada em 1835, e que ao longo de quase dois séculos vem desempenhando um papel essencial na manutenção da ordem, do bem-estar social e da segurança em todo o estado. Em Rio Negrinho, a presença da instituição remonta ao ano de 1932, quando foi instalado o primeiro posto policial na atual Praça Tenente Oldegar Olsen Sapucaia. Desde então, a atuação da corporação tem se expandido e se modernizado, acompanhando as mudanças da sociedade.

Atualmente composta por mais de 40 policiais militares, a 2ª Companhia do 23º BPM é comandada pelo Capitão PM Cleverson Kalil de Souza. Suas atividades incluem o policiamento ostensivo, patrulhamento rural, cobertura de eventos, além de operações específicas e planejadas. A Companhia também se destaca pelos projetos de integração com a comunidade, como o PROERD (Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência), a Rede Catarina de proteção à mulher, e as Redes de Segurança nos bairros.

Durante a leitura da justificativa, os vereadores enfatizaram a importância da proximidade entre a Polícia Militar e a população rio-negrinhense, reforçada por ações de prevenção e cooperação comunitária. Também foi lembrada a evolução da estrutura organizacional da PM no município, desde os primeiros destacamentos até a atual vinculação ao 23º BPM, refletindo a crescente relevância estratégica de Rio Negrinho no contexto regional.
“Ao propor esta Moção de Aplausos, a Câmara Municipal de Rio Negrinho reforça a importância de reconhecer e valorizar o papel dos policiais militares que, com bravura, profissionalismo e humanidade, dedicam suas vidas à proteção da sociedade”, destacou o propositor da Moção, Presidente do Legislativo Rodrigo dos Santos-Dido.

A iniciativa foi acompanhada e elogiada pelos parlamentares e pelo público presente, que após assistir um vídeo contando a história da PM na cidade, aplaudiu a homenagem como um justo reconhecimento ao trabalho incansável dos homens e mulheres que compõem a Polícia Militar, em especial aqueles que atuam diariamente pela segurança de Rio Negrinho.

Notícias mais lidas

Polícia Militar recupera trator com registro de furto em Rio Negrinho

Vítima de feminicídio, Pricila Dolla será velada na Capela Mortuária de Volta Grande

Autor de disparos contra mulher em Volta Grande é preso em flagrante, confirma delegado

Amigos e familiares lamentam morte de Pricila Dolla

Feminicídio em Volta Grande: mulher é morta a tiros dentro de casa e ex-namorado tenta tirar a própria vida

Últimas notícias

Edição do Programa São Bento Sempre Limpa acontece neste sábado (27)

Terremotos na Venezuela deixam ao menos 164 mortos

EMEBI Padre Cláudio Longen celebra 35 anos de história e excelência na educação

Homem é encontrado morto com marcas de tiros após ocorrência inicialmente tratada como queda de motocicleta em São Bento do Sul

Confira o filme que estreia no Cine Gracher de São Bento do Sul esta semana

Rompimento de rede afeta abastecimento de água em quatro bairros de Rio Negrinho