O Núcleo Regional de Cooperativas da Acisbs promoveu ontem (22) a palestra Crimes Cibernéticos contra Agências de Créditos e Cooperado. O encontro foi ministrado pelo advogado Jonny Zulauf e pelo delegado Vinicius Ferreira, da Delegacia de Combate a Estelionatos de Joinville, junto com o escrivão Kaléu Mandel. O delegado Gil Rafael Ribas, da 21ª Delegacia Regional de Polícia Civil do São Bento do Sul, também esteve presente no evento.
Para o coordenador do Núcleo de Cooperativas, Luciano Diniz, discutir temas como esse é essencial para o setor. “Sabemos que não há mais retorno: a tecnologia está cada vez mais presente no nosso dia a dia. Já percebemos uma redução no movimento nas agências físicas e um aumento significativo no uso de aplicativos. Essa realidade já faz parte do nosso cotidiano, o que reforça ainda mais a importância da prevenção para garantirmos um atendimento cada vez mais seguro e eficiente aos nossos cooperados”, destaca.
O delegado Vinicius destacou o crescimento expressivo dos crimes virtuais. “Enquanto observamos uma redução nos casos de roubos e furtos, percebemos, por outro lado, um aumento significativo nas ocorrências de crimes cibernéticos. Infelizmente, o uso intenso das redes sociais tem exposto muitos dados pessoais. As pessoas compartilham diversas informações sobre suas rotinas e vidas privadas, o que facilita a atuação de criminosos por meio da engenharia social”, afirma.
Vinicius destacou que a principal e mais importante mensagem é a prevenção. “Os golpes podem chegar de diversas formas: pelas redes sociais, WhatsApp, boletos falsos ou até por ligações de números que parecem confiáveis. O que acontece é que, na correria do dia a dia, muitas pessoas agem no automático — e isso as torna ainda mais vulneráveis. Por isso, é fundamental manter a calma e redobrar a atenção. Prevenção e cautela são nossas maiores aliadas”, finaliza.