Núcleo Regional de Cooperativas promove palestra sobre crimes cibernéticos

Botões de Compartilhamento

O Núcleo Regional de Cooperativas da Acisbs promoveu ontem (22) a palestra Crimes Cibernéticos contra Agências de Créditos e Cooperado. O encontro foi ministrado pelo advogado Jonny Zulauf e pelo delegado Vinicius Ferreira, da Delegacia de Combate a Estelionatos de Joinville, junto com o escrivão Kaléu Mandel. O delegado Gil Rafael Ribas, da 21ª Delegacia Regional de Polícia Civil do São Bento do Sul, também esteve presente no evento.

Para o coordenador do Núcleo de Cooperativas, Luciano Diniz, discutir temas como esse é essencial para o setor. “Sabemos que não há mais retorno: a tecnologia está cada vez mais presente no nosso dia a dia. Já percebemos uma redução no movimento nas agências físicas e um aumento significativo no uso de aplicativos. Essa realidade já faz parte do nosso cotidiano, o que reforça ainda mais a importância da prevenção para garantirmos um atendimento cada vez mais seguro e eficiente aos nossos cooperados”, destaca.

O delegado Vinicius destacou o crescimento expressivo dos crimes virtuais. “Enquanto observamos uma redução nos casos de roubos e furtos, percebemos, por outro lado, um aumento significativo nas ocorrências de crimes cibernéticos. Infelizmente, o uso intenso das redes sociais tem exposto muitos dados pessoais. As pessoas compartilham diversas informações sobre suas rotinas e vidas privadas, o que facilita a atuação de criminosos por meio da engenharia social”, afirma.

Vinicius destacou que a principal e mais importante mensagem é a prevenção. “Os golpes podem chegar de diversas formas: pelas redes sociais, WhatsApp, boletos falsos ou até por ligações de números que parecem confiáveis. O que acontece é que, na correria do dia a dia, muitas pessoas agem no automático — e isso as torna ainda mais vulneráveis. Por isso, é fundamental manter a calma e redobrar a atenção. Prevenção e cautela são nossas maiores aliadas”, finaliza.

Notícias mais lidas

Defesa Civil alerta: frio intenso atinge SC com mínimas de até -4°C e risco de geada

Carro de músico Agnaldo Lima pega fogo na madrugada e equipamentos de trabalho são destruídos

Jovem William Neppl, de 21 anos, morre após uma semana internado na UTI

Rio Negrinho amanheceu congelante registrando temperatura negativa

Morre Juliana Marins, brasileira que caiu em trilha na Indonésia

Últimas notícias

Arraiá da Saúde leva serviços e acolhimento à comunidade neste sábado em Rio Negrinho

Indústria catarinense cresce mais que o dobro da média nacional

Câmbio Verde arrecada mais de 3,5 toneladas de recicláveis no bairro Cruzeiro e atrai visitantes de outros municípios

Brasil atinge 59,2% de crianças alfabetizadas em 2024

Rua Eduardo Rueckl receberá recapeamento asfáltico a partir de segunda-feira em Rio Negrinho

Produção de motocicletas passa de 1 milhão em 2025, diz Abraciclo