Uma pessoa precisou ser hospitalizada após sofrer complicações graves ao utilizar um Ozempic falsificado em Santa Catarina. O medicamento adulterado era comercializado por um suspeito de Jaraguá do Sul, no Norte do estado.
A Polícia Civil deflagrou, na manhã desta segunda-feira (26), a Operação Reação Adversa, por meio da Delegacia de Investigação à Lavagem de Dinheiro (DLAV/DEIC), para desarticular um grupo especializado na falsificação e venda de medicamentos de alto valor, como Ozempic e Mounjaro, drogas utilizadas para o emagrecimento.
Segundo a investigação, iniciada após o caso da vítima hospitalizada, os suspeitos compravam medicamentos vencidos, adulteravam datas de validade e embalagens com auxílio de uma gráfica, e os revendiam principalmente por redes sociais. Os preços abaixo do mercado atraiam os consumidores.
Durante a operação, foram apreendidos produtos falsificados, materiais de fabricação, veículos de luxo e imóveis. Um fornecedor foi preso em Catalão (GO). A ação ocorreu em Jaraguá do Sul, Canoinhas e Barra Velha, com apoio da Polícia Civil de Goiás e de outras unidades da DEIC.
Os envolvidos podem responder por falsificação de medicamentos, com penas de 10 a 15 anos de prisão, além de tentativa de homicídio com dolo eventual.
Fonte: ND+