A equipe de São Bento do Sul conquistou o bicampeonato Sul-Brasileiro de Clubes com atuações dominantes em Porto Alegre.
A equipe da ASBB/FMD/Famossul/Tuper de São Bento do Sul sagrou-se bicampeã invicta do Campeonato Sul-Brasileiro de Clubes, reafirmando sua supremacia no basquete da região Sul do país. A competição foi realizada nos dias 23, 24 e 25 de maio, nas dependências do tradicional Grêmio Náutico União (GNU), em Porto Alegre/RS.
O torneio, promovido pelas federações de basquete de Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul, reuniu as seis melhores equipes do Sul do Brasil, sendo duas representantes de cada estado.
Campanha Irretocável
A jornada dos meninos de São Bento do Sul começou na sexta-feira (23), com uma performance avassaladora na fase classificatória. A equipe superou o Clube Curitibano por 100 a 42 e, na sequência, derrotou a APACOBAS por 69 a 41, garantindo vaga direta para a semifinal como líder da Chave B.
No sábado (24), a ASBB/FMD/Famossul/Tuper enfrentou a Sociedade Thalia e venceu com autoridade por 76 a 35. A grande final aconteceu no domingo (25), contra os anfitriões do Grêmio Náutico União, que contavam com o apoio da torcida local. Em mais uma atuação sólida, os catarinenses venceram por 66 a 48 e levantaram a taça de forma invicta.
Classificação Final
Campeão – ASBB/FMD/Famossul/Tuper – São Bento do Sul/SC
Vice – Grêmio Náutico União – Porto Alegre/RS
3º Lugar – Sociedade Thalia – Curitiba/PR
4º Lugar – APACOBAS – Caxias do Sul/RS
5º Lugar – S.R. Mampituba/SATC/FME – Criciúma/SC
6º Lugar – Clube Curitibano – Curitiba/PR
Destaques Individuais e Espírito de Equipe
Dois atletas da equipe campeã foram selecionados para o quinteto ideal da competição: João Vitor Floriani, eleito melhor ala, e Guilherme Pereira Boehm, eleito melhor pivô e também o cestinha do campeonato.
“Estamos muito felizes e orgulhosos! Não só pelo resultado em si, mas pelo desenvolvimento e disciplina dos meninos, principalmente nos momentos de dificuldade. Superamos não só os adversários, mas lesões e a torcida fanática da casa com muita concentração, união e garra. Fico muito satisfeito com o basquete que apresentamos, mostrando boa evolução técnica”, afirmou o técnico Prof. Ismael Rodrigues Conde.
A auxiliar técnica Profª Cimara Santos Schreiner também ressaltou o esforço coletivo:
“Agradecemos o esforço e dedicação dos atletas nos treinos e, principalmente, nestes dias de competição. Foram sensacionais! A conquista é de todos nós – atletas, comissão técnica, pais e torcida.”
Pontuação dos atletas ao longo da competição
• Guilherme Pereira Boehm: 32 / 21 / 23 / 19
• João Vitor Floriani: 24 / 20 / 21 / 13
• João Pedro Greipel Treml: 21 / 4 / 4 / 4
• Leonardo de Amorin Knabben: 2 / 7 / 8 / 17
• Mateus Wiggers Galkowski: 6 / 2 / 9 / 4
• Nicolas Daniel Schlögl: 2 / 4 / 5 / 5
• Kelvin Haak Scacciotti: 4 / 4 / 4 / 4
• Pedro Juan Del Olmo: 2 / 5 / – / –
• Hemerson Kruger: 2 / * / 2 / *
• Eduardo Schneider Dalzoto: 5 / 2 / * / *
• Martin Buddemeyer e Arthur Drevek Basso também fizeram parte do elenco vitorioso.
Próximos Desafios
Após a conquista, o foco da equipe se volta para o Campeonato Estadual Sub-15, com dois importantes compromissos fora de casa: no sábado (07/06), contra Brusque, e no domingo (08/06), diante de Blumenau.