Na manhã desta terça-feira (27), o Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (GAECO) e a Polícia Militar de Santa Catarina, por meio do Comando de Polícia Militar Ambiental, deflagaram a Operação “Silvam Vindicat”. A operação cumpriu sete mandados de busca e apreensão na região do Alto Vale do Itajaí.
O Procedimento Investigatório Criminal é conduzido pela Promotoria de Justiça da Comarca de Rio do Campo e, de acordo com a investigação, revelou a existência de um grupo criminoso estruturado, dedicado à extração e comercialização ilegal de madeira nativa no coração da Mata Atlântica, no município de Santa Terezinha, Alto Vale do Itajaí.
Durante a operação foram apreendidos caminhões, tratores, equipamentos, madeira e armas de fogo.
A Polícia Militar Ambiental apontou que uma área de aproximadamente 1.276 hectares já foi desmatada clandestinamente, pelo suposto grupo, com o envolvimento de dezenas de indivíduos. Suspeita-se que o grupo se utiliza de serrarias móveis, tratores, veículos adaptados para transporte ilegal, depósitos camuflados na mata e até acessos clandestinos para escoamento da madeira.
A expressão “Silvam Vindicat”, do latim, pode ser interpretada como “A floresta reinvidica”, aludindo a natureza que busca sua justiça, exatamente no dia em que se celebra a mata atlântica.
27 de maio é o Dia Nacional da Mata Atlântica. O dia da Mata Atlântica é uma data comemorativa para celebrar a segunda maior floresta tropical do Brasil. A Mata Atlântica é a segunda maior floresta tropical do Brasil, ela compreende cerca de 15% do território brasileiro. Inicialmente, o bioma chegava a ocupar mais de 1.3 milhões de km². Atualmente, apenas 29% das regiões brasileiras é coberta por vegetação original.