Obra na interseção da BR-101 com a SC-486 em Itajaí ultrapassa 75% de execução e segue em ritmo acelerado

Botões de Compartilhamento

As obras da nova interseção entre a BR-101 e a SC-486 (Rodovia Antônio Heil), no município de Itajaí, atingiram mais de 75% de execução e avançam em ritmo acima do previsto. Com aproximadamente 1,3 km de extensão, o empreendimento representa um marco na mobilidade urbana e logística da região, promovendo mais segurança e fluidez ao tráfego.

Foto: Divulgação/SIE

“Nessa região é onde está um dos principais gargalos do trânsito em Santa Catarina e estamos atuando, por determinação do governador Jorginho Mello, para fazer a nossa parte para melhorar o fluxo de veículos, facilitando o deslocamento das pessoas e o escoamento da produção numa região portuária”, destaca o secretário da Infraestrutura e Mobilidade (SIE), Jerry Comper, salientando que tem vistoriado as obras com frequência.

Prazos e percentuais

Com prazo contratual de 24 meses, a obra já ultrapassa a marca de 75% de execução com desempenho três vezes superior ao inicialmente projetado.

Atualmente, quatro novas alças de acesso já estão em operação, o que trouxe reflexos positivos imediatos na mobilidade da região, especialmente com a melhoria no tráfego e a liberação de frentes de trabalho para os viadutos.

Além disso, foi executado o recapeamento da SC-486 na travessia sob a BR-101, juntamente com o alargamento de faixas no sentido Brusque, melhorando significativamente a fluidez do trânsito.

As etapas de terraplenagem e pavimentação já estão com 90% de conclusão. A atenção agora se volta para a finalização das estruturas dos viadutos.

Uso de isopor

Um dos diferenciais tecnológicos que têm contribuído para o rápido andamento da obra é a utilização de EPS (poliestireno expandido ou isopor mesmo), conhecido como “aterro leve”. Essa solução moderna é ideal para solos moles e áreas alagadiças, como as encontradas no trecho em execução, permitindo agilidade e segurança na construção dos acessos e estruturas.

Com investimento de R$ 60,4 milhões, totalmente custeado pelo Governo do Estado, a obra faz parte do programa Estrada Boa, que prevê mais de R$ 3,5 bilhões em investimentos na malha viária de Santa Catarina, promovendo desenvolvimento, segurança e qualidade de vida para todos os catarinenses.

O projeto contempla:

  • Construção de uma nova ponte sobre o Rio Canhanduba II, com 40,4 metros de extensão;
  • Implantação de dois viadutos, cada um com 210,4 metros de comprimento;
  • Execução de oito alças de acesso, permitindo a integração plena de todos os movimentos viários da interseção.

Notícias mais lidas

Acidente entre carro e motocicleta deixa jovem ferida na BR-280 em São Bento do Sul

Homem é preso por tráfico de drogas em Rio Negrinho

Realeza da 41ª Schlachtfest é escolhida em São Bento do Sul

Bombeiros de Rio Negrinho atendem duas ocorrências graves na SC-112 em sequência na noite de quinta-feira (4)

Irmãos são presos por contrabando em São Bento do Sul

Últimas notícias

Fux absolve Bolsonaro dos cinco crimes da trama golpista

Nota de Falecimento

Nota de falecimento

Brasil produzirá vacina contra vírus sincicial respiratório

Rio Negrinho: Polícia Militar e Ônibus Lilás reforçam combate à violência contra mulher

Moraes autoriza ida de Bolsonaro a hospital para procedimento na pele