Santa Catarina tem a menor taxa de analfabetismo do país entre pessoas com deficiência

Botões de Compartilhamento

Santa Catarina tem a menor taxa de analfabetismo do Brasil entre pessoas com deficiência de 15 anos ou mais: apenas 11,6% não sabem ler ou escrever, segundo o Censo 2022, realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O Estado também lidera o quesito entre pessoas sem deficiência da mesma faixa etária, de acordo com a pesquisa.

Foto: Ricardo Wolffenbuttel/Arquivo/SECOM

A atual gestão do Governo do Estado trabalha continuamente pela melhoria desses números. Já no primeiro ano de mandato, a SED promoveu formações para professores de Língua Portuguesa e Matemática, voltadas para a recomposição da aprendizagem, foco de um programa lançado neste mês de maio.

Também houve a implementação dos três ciclos de avaliação anuais no ensino fundamental, em que as escolas podem ter um diagnóstico e trabalhar as habilidades que ainda não foram desenvolvidas pelos estudantes. No ensino médio, o Governo do Estado instituiu o programa Catarinense Técnico (CaTec), que tem por finalidade oferecer aos estudantes a formação técnica e profissional, um investimento que irá repercutir nas taxas de aprovação e permanência dos estudantes nessa etapa de ensino da educação básica.

De forma inédita, a SED também instituiu o Núcleo de Acompanhamento Pedagógico e Formação nas Coordenadorias Regionais de Educação (CREs). O intuito é articular e desenvolver o acompanhamento pedagógico e processos de formação continuada junto às equipes pedagógicas, gestores e docentes das unidades escolares, considerando as diferentes etapas e modalidades da Educação Básica e Profissional. Aliado ao Núcleo, foi feito o lançamento do programa de formação continuada dos professores, uma ação de contrapartida do Programa Universidade Gratuita.

Além disso, o Governo do Estado está investindo em outras iniciativas, como o projeto piloto com o método IntraAct de alfabetização, a ampliação da oferta da disciplina de inglês para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental, a valorização dos profissionais da Educação e a melhoria da infraestrutura das escolas estaduais. Todas essas ações têm como base a análise de indicadores, como o IDEB e os resultados do Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB), que refletem a realidade anterior ao trabalho desenvolvido na gestão atual.

Fonte: Agência de Notícias SECOM

Notícias mais lidas

Colisão entre carro e motocicleta deixa dois feridos na BR-280 em Rio Negrinho

Motorista morre após colisão frontal entre carro e caminhão na BR-116 em Papanduva

Quem era o piloto que morreu em apresentação no Beto Carrero World

Rio Negrinho brilha com a abertura do Natal Encantado neste sábado

Polícia Militar prende suspeito armado minutos após tentativa de homicídio em Rio Negrinho

Últimas notícias

Polícia Militar cumpre mandado de prisão em Rio Negrinho

Pedestre fica ferido após atropelamento na BR- 280 em Rio Negrinho

Colisão entre caminhão e carro deixa um ferido em Rio Negrinho

Homem fica ferido após colisão entre carro e caminhão em Rio Negrinho

Homem de 40 anos fica ferido após atropelamento na BR-280, em Rio Negrinho

Dupla é flagrada com maconha durante abordagem da PM em Porto União