SAMU de São Bento do Sul completa 18 anos de atuação no município

Botões de Compartilhamento

No dia 1º de junho de 2025, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) de São Bento do Sul completa 18 anos de atuação, marcando quase duas décadas de dedicação e compromisso com a saúde e o bem-estar da população.

As atividades do SAMU no município tiveram início em 2007, com o objetivo de prestar atendimento pré-hospitalar móvel, oferecendo suporte rápido e eficiente às urgências e emergências. Desde então, o serviço se consolidou como uma referência essencial no atendimento à comunidade.

Um pouco da história

O SAMU tem suas origens na França, onde foi criado em 1986 como “Service d’aide médicale urgente”. No Brasil, o modelo foi implementado pela primeira vez em Ribeirão Preto (SP), em 1996, e, desde então, foi expandido para diversas cidades, sempre com o objetivo de garantir atendimento ágil e de qualidade à população.

Em São Bento do Sul, o SAMU realiza os atendimentos por meio da Viatura Bravo 12, que atualmente responde por uma média de 1.880 ocorrências por ano — um incremento de aproximadamente 55% em relação ao início das operações, que registrava cerca de 1.200 ocorrências anuais.

Como funciona o atendimento

O acesso ao serviço é feito pelo número 192. As ligações são atendidas pela Central de Regulação da Região, localizada em Joinville, onde médicos avaliam a gravidade do caso. Quando necessário, as equipes são acionadas e deslocadas até o local da ocorrência. Em muitas situações, o atendimento pode ser resolvido por orientação médica ainda durante a chamada, contribuindo para a redução da sobrecarga nos serviços hospitalares.

Em São Bento do Sul, o SAMU conta com uma equipe dedicada formada por quatro técnicos de enfermagem, quatro motoristas/socorristas e uma ambulância de suporte básico. A escala de atendimento é organizada em plantões de 24 horas, sempre com uma equipe composta por um técnico e um motorista/socorrista, garantindo que o serviço esteja disponível todos os dias, a qualquer hora.

Os profissionais são servidores públicos concursados, capacitados com cursos específicos e submetidos a constantes treinamentos e atualizações, com uma média de 200 horas anuais de reciclagem, assegurando a excelência no atendimento prestado.

Reconhecimento e gratidão

A Prefeitura de São Bento do Sul expressa sua mais profunda admiração e gratidão a todos os profissionais que fazem ou fizeram parte do SAMU. São homens e mulheres que, com dedicação, preparo e humanidade, salvam vidas diariamente e fazem deste serviço um exemplo de eficiência e compromisso social.

Notícias mais lidas

Tragédia no interior de Major Vieira: criança de 5 anos morre atropelada por trator

Maitaca-verde é resgatada e recebe cuidados para reabilitação

Morre Preta Gil, aos 50 anos, após a luta contra o câncer

Jovens ficam feridas após queda de motocicleta na SC-112 em Rio Negrinho

Idoso morre após sair da pista com moto na SC-112 em Rio Negrinho

Últimas notícias

IMA divulga relatório de balneabilidade de julho

Polícia deflagra operação contra mulher que perseguiu e difamou padre por mais de um ano em SC

Isenção parcial em tarifaço preocupa Santa Catarina, e Facisc reforça defesa por negociação ampla com os EUA

Câmara de Vereadores de Rio Negrinho tem nova diretora: Carolina Draczynski assume função com apoio de vereadores e servidores

Rede municipal de ensino retorna às aulas na próxima segunda-feira (4) em São Bento do Sul

Câmbio Verde arrecada mais de 6 toneladas de recicláveis em São Bento do Sul