Casarão Histórico: moinho da década de 30 reabre como polo cultural em Santa Catarina

Botões de Compartilhamento

No próximo sábado, dia 7, Campo Alegre (SC) celebra a reabertura de um importante patrimônio histórico: o Casarão que já foi moinho na década de 1930 e que agora ressurge completamente restaurado como um espaço gastronômico e cultural. Localizado no coração do empreendimento Paraíso das Araucárias, o Casarão representa um encontro perfeito entre a preservação da memória local e um novo conceito de urbanismo sustentável.

A edificação, que testemunhou décadas da história econômica da região quando abrigou a produção de amido de milho e fécula de batata, foi cuidadosamente restaurada, mantendo suas características arquitetônicas originais, incluindo a estrutura em estilo enxaimel que remete à colonização europeia no sul do Brasil.

Vale destacar, que o terreno foi comprado pela Família Hansen na década de 60,  virando a associação recreativa para os profissionais do Grupo Tigre. “Era um espaço de celebração, de união das pessoas e nós queremos manter isso com a abertura do Casarão”, reforça Felipe Hansen, presidente do Grupo CRH, responsável pelo empreendimento.

O Paraíso das Araucárias prevê a criação de um parque linear com aproximadamente 2 km de extensão, além de uma praça central com 17 mil m². O projeto foi concebido por meio da primeira Operação Urbana Consorciada (OUC) de Santa Catarina, um moderno formato de gestão pública que propõe inúmeras contrapartidas sociais, econômicas e ambientais.

Um novo destino turístico

Estrategicamente localizado entre a Cascata Paraíso e o centro da cidade, o Casarão e todo o complexo do Paraíso das Araucárias posicionam Campo Alegre como um destino turístico de montanha de destaque no Sul do Brasil. A apenas 54 km de Joinville e a cerca de 100 km de Curitiba, a cidade oferece clima ameno, paisagens deslumbrantes e agora, uma nova experiência gastronômica e cultural.

“O Casarão não é apenas um espaço comercial, mas um ponto de encontro que celebra nossa história, nossa cultura e nossa conexão com a natureza“, destaca Felipe Hansen.

A reabertura do Casarão marca o início de uma nova era para Campo Alegre, unindo preservação histórica, gastronomia de qualidade e desenvolvimento sustentável em um único espaço que promete encantar visitantes de todo o Brasil.

SERVIÇO

O quê: inauguração do Casarão – Polo Gastronômico

Quando: sábado, 7 de junho
Horário de funcionamento: 

Quinta: 16h às 23h

Sexta e sábado: 10h às 23h

Domingo: 10h às 22hOnde: Paraíso das Araucárias – Campo Alegre

Notícias mais lidas

Colisão entre carro e motocicleta deixa dois feridos na BR-280 em Rio Negrinho

Motorista morre após colisão frontal entre carro e caminhão na BR-116 em Papanduva

Quem era o piloto que morreu em apresentação no Beto Carrero World

Rio Negrinho brilha com a abertura do Natal Encantado neste sábado

Polícia Militar prende suspeito armado minutos após tentativa de homicídio em Rio Negrinho

Últimas notícias

Último período de matrículas na rede estadual de ensino de SC começa nesta terça-feira

Proteção e fé: terça-feira tem missa com bênção da garganta na Igreja Matriz e em Volta Grande

Rio Negrinho realiza os primeiros mutirões do programa Pet Levado a Sério do ano

Mulher fica ferida após colisão entre motocicleta e carro em São Bento do Sul

Governo de SC inicia pavimentação de área de escape na Serra Dona Francisca

Confira as vagas de emprego disponíveis no SINE de Rio Negrinho