Léo Lins é condenado a oito anos de prisão por piadas preconceituosas

Botões de Compartilhamento

O humorista Léo Lins foi condenado pela Justiça Federal a 8 anos e 3 meses de prisão, em regime inicialmente fechado, por proferir discursos preconceituosos contra diversos grupos minoritários. A sentença foi proferida pela 3ª Vara Criminal Federal de São Paulo e cabe recurso.

Foto: Reprodução/Redes Sociais

A acusação, apresentada pelo Ministério Público Federal (MPF), refere-se ao show “Perturbador”, de 2022, que alcançou cerca de 3 milhões de visualizações no YouTube.

Durante a apresentação, Lins faz piadas envolvendo temas sensíveis como abuso sexual, racismo, pedofilia, zoofilia, gordofobia, entre outros. O material inclui também referências jocosas a crimes e tragédias, como o incêndio na Boate Kiss, e citações a pessoas públicas.

Além da pena de reclusão, Lins foi condenado ao pagamento de uma multa correspondente a 1.170 salários mínimos, calculados com base no valor vigente à época do show. Ele também deverá pagar R$ 303,6 mil em indenização por danos morais coletivos.

A juíza federal Bárbara de Lima Iseppi considerou como agravante o contexto de diversão e descontração em que as declarações foram feitas, além da ampla divulgação do conteúdo.

A magistrada ressaltou que a liberdade de expressão não pode ser usada como escudo para propagar discursos de ódio e que o exercício da atividade humorística não é “passe-livre” para violação de direitos fundamentais.

“O exercício da liberdade de expressão não é absoluto nem ilimitado, devendo se dar em um campo de tolerância e expondo-se às restrições que emergem da própria lei”, escreveu a juíza.

“No caso de confronto entre o preceito fundamental de liberdade de expressão e os princípios da dignidade da pessoa humana e da igualdade jurídica, devem prevalecer os últimos.”

Fonte: InfoMoney

Notícias mais lidas

Tragédia no interior de Major Vieira: criança de 5 anos morre atropelada por trator

Maitaca-verde é resgatada e recebe cuidados para reabilitação

Morre Preta Gil, aos 50 anos, após a luta contra o câncer

Jovens ficam feridas após queda de motocicleta na SC-112 em Rio Negrinho

Idoso morre após sair da pista com moto na SC-112 em Rio Negrinho

Últimas notícias

Deputada Carla Zambelli seguirá presa na Itália durante processo de extradição

VÍDEO: Filhote de Jacaré-de-papo-amarelo com leucismo é resgatado em SC

Nova gasolina com 30% de etanol passa a valer no Brasil a partir desta sexta-feira (1º)

SAMAE promove aulas gratuitas de Yoga no Ecoparque

Feto é encontrado em vaso sanitário de unidade de saúde em Chapecó; mulher diz que não sabia da gravidez

São Bento do Sul promove encontro técnico em homenagem ao Dia do Agricultor