Criador de passeriformes silvestres é flagrado com pássaros irregulares em cativeiro em SC

Botões de Compartilhamento

A Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC), por meio do Comando de Polícia Militar Ambiental (CPMA), apreendeu neste sábado (7), dez aves da fauna silvestre que eram mantidas em cativeiro, no bairro Jardim das Camélias, em Lages.

Durante uma ação de fiscalização na Semana do Meio Ambiente, diversos pássaros silvestres foram resgatados de cativeiro irregular em um porão de uma residência. Os animais estavam alojados em gaiolas, sem as devidas autorizações do órgão ambiental competente.

O envolvido é criador de passeriformes silvestres, devidamente cadastrado no Sistema de Controle e Monitoramento da Atividade de Criação Amadora de Pássaros (SISPASS). No entanto, seu plantel era composto por 10 pássaros, dos quais, segundo ele, nove teriam escapado, restando apenas uma ave em sua residência, devidamente autorizada.

Durante a fiscalização, foram apreendidas dez 10 pássaros, sendo que sete deles não possuíam anilhas de identificação. Esses pássaros pertenciam às espécies Trinca-ferro, Coleirinho, Sabiá-laranjeira, Pintassilgo e Canário-da-terra. Os outros três pássaros, que estavam anilhados, eram das espécies Azulão e Canário-da-terra que não pertencem ao plantel do envolvido.

Diante das irregularidades constatadas, o envolvido responderá nas esferas administrativa e criminal por manter animais silvestres em cativeiro sem a devida autorização legal.

Notícias mais lidas

Acidente entre carro e motocicleta deixa jovem ferida na BR-280 em São Bento do Sul

Homem é preso por tráfico de drogas em Rio Negrinho

Realeza da 41ª Schlachtfest é escolhida em São Bento do Sul

Bombeiros de Rio Negrinho atendem duas ocorrências graves na SC-112 em sequência na noite de quinta-feira (4)

Irmãos são presos por contrabando em São Bento do Sul

Últimas notícias

Rio Negrinho está na rota da nova trilha de turismo religioso no Norte de Santa Catarina

CBMSC anuncia início da pré-temporada da Estação Verão com abertura de postos guarda-vidas em todo o estado

Penitenciária de São Bento do Sul apresenta melhorias após fiscalização do MPSC

Governo do Rio contabiliza 119 mortes e nega que operação foi chacina

Moradores retiram cerca de 60 corpos em área de mata após operação no Complexo da Penha; total de mortos pode chegar a 130

Grupo Zonta assine lojas do Compre Mais e anuncia planos para as unidades