Santa Catarina bate recorde de cirurgias e ultrapassa a marca de 900 mil procedimentos

Botões de Compartilhamento

O Governo do Estado chegou à marca de 940 mil cirurgias realizadas do início de 2023 até 09 de junho de 2025. Somente de procedimentos eletivos foram em torno de 600 mil, sendo 357.437 com internação e 232.221 oftalmológicos ambulatoriais (até abril 2025). Para garantir os procedimentos eletivos nos hospitais filantrópicos e municipais, em 2024, o Governo do Estado investiu cerca de R$ 585 milhões.

Foto: Leo Munhoz/Secom GOVSC

Os números mostram que com organização, estratégias e investimentos, é possível fazer mais e melhor. O Governo do Estado tem avançado para diminuir o sofrimento das pessoas. As iniciativas como melhorar a infraestrutura dos hospitais, que há décadas não recebiam uma grande reforma, a criação da Tabela Catarinense e a habilitação estadual de especialidades de alta complexidade têm impactado diretamente no número de cirurgias realizadas nos últimos anos.

“A gente está passando a saúde a limpo, tivemos coragem de fazer o que nunca foi feito, inclusive, o que muitas vezes não aparece, mas que é essencial. Um exemplo são as caldeiras para o aquecimento a gás nos nossos hospitais, isso era muito perigoso, tinha o risco de explosão e nós mudamos tudo. Queremos, cada vez mais, levar dignidade para as pessoas”, ressalta o governador Jorginho Mello.

São milhares de catarinenses que estão melhorando sua qualidade de vida, a exemplo do morador de São José, Valmir Nascimento, que realizou uma cirurgia de hérnia este ano. “Agora a fila está andando, eu fiz o pedido em agosto do ano passado e já fiz a cirurgia em fevereiro, o atendimento foi muito bom e eu voltei a vida normal. Agradeço ao governador Jorginho que está cuidando da nossa saúde”, lembra.

Em 2024 foram realizados 268.311 procedimentos eletivos, 199.724 em 2023, e 169.398 no ano de 2022. Para se ter uma ideia, de janeiro a maio de 2025, foram realizadas 69.587 mil cirurgias eletivas com internação, um número 100% maior do que o mesmo período de 2022, quando foram 34.634 mil procedimentos.

“Importante destacar que quando assumimos o Governo tínhamos 105.340 mil pessoas aguardando para fazer um procedimento eletivo e mais 117 mil aguardando uma consulta cirúrgica. Nós sabemos que a demanda para procedimentos eletivos sempre vai existir, por isso que estamos investindo para diminuir o tempo de espera para que o paciente não precise aguardar anos como estava acontecendo, queremos garantir um tempo digno”, ressalta o secretário de Estado da Saúde, Diogo Demarchi.

Fonte: Rede Catarinense de Noticias

Notícias mais lidas

Acidente entre carro e motocicleta deixa jovem ferida na BR-280 em São Bento do Sul

Homem é preso por tráfico de drogas em Rio Negrinho

Realeza da 41ª Schlachtfest é escolhida em São Bento do Sul

Bombeiros de Rio Negrinho atendem duas ocorrências graves na SC-112 em sequência na noite de quinta-feira (4)

Irmãos são presos por contrabando em São Bento do Sul

Últimas notícias

Rio Negrinho está na rota da nova trilha de turismo religioso no Norte de Santa Catarina

CBMSC anuncia início da pré-temporada da Estação Verão com abertura de postos guarda-vidas em todo o estado

Penitenciária de São Bento do Sul apresenta melhorias após fiscalização do MPSC

Governo do Rio contabiliza 119 mortes e nega que operação foi chacina

Moradores retiram cerca de 60 corpos em área de mata após operação no Complexo da Penha; total de mortos pode chegar a 130

Grupo Zonta assine lojas do Compre Mais e anuncia planos para as unidades