Epagri divulga estimativas da safra de inverno em SC

Botões de Compartilhamento

O Centro de Socioeconomia e Planejamento Agrícola da Epagri (Epagri/Cepa) apresentou na última terça-feira, 10 de junho, as estimativas iniciais da safra de inverno 2025/26 em Santa Catarina. O evento reuniu dados coletados por uma rede técnica que cobre todas as regiões do estado e foi transmitido pelo canal do YouTube da Epagri Online.

Foto: Aires Mariga / Epagri

O levantamento da produção agropecuária em Santa Catarina é feito por agentes de mercado que levantam dados junto a informantes nas regiões mais relevantes em produção do estado. Entre esses informantes estão extensionistas da Epagri, cooperativas, prefeituras, sindicatos, bancos e outras instituições que atuam no meio rural.

Após esta etapa, os dados passam por análise estatística para avaliar variações na área plantada, produção e rendimento, comparando estimativas iniciais e finais, além da safra atual com a anterior. Reuniões técnicas complementam o processo, com a participação de pesquisadores que acompanham os mercados de cada produto.

Bruna Parente Porto, analista de Socioeconomia e Desenvolvimento Rural da Epagri/Cepa, ressalta a importância do acompanhamento. “Conhecer as expectativas de produção é fundamental para o planejamento da safra, além de orientar o armazenamento e a distribuição”, afirma. O lançamento das estimativas iniciais visa dar transparência às projeções para a safra de inverno 2025/26 em Santa Catarina.

Culturas em destaque: alho, cebola, aveia, cevada e trigo

Alho

Santa Catarina é o quarto maior produtor nacional, especialmente do alho roxo, cultivado no planalto catarinense, conhecido como “berço nacional do alho”. Para 2025/26, a área plantada deve crescer 12,7%, chegando a 743 hectares, com produção estimada em 7,8 mil toneladas — aumento de 7,5% em relação à safra anterior. A produtividade média deve sofrer leve queda, de 5%, devido à safra anterior ter sido excepcional.

Cebola

O estado mantém a liderança nacional na produção de cebola, com área plantada prevista de 19,5 mil hectares, aumento de 1%. A produtividade deve crescer 5,8%, com produção estimada em 594 mil toneladas, 7,5% acima da safra passada. As principais microrregiões de produtoras são Ituporanga, Tabuleiro e Joaçaba.

Trigo

A área plantada deve cair 5,6%, para 116 mil hectares, com produtividade estável em cerca de 3.500 kg/ha. A produção prevista é de 407 mil toneladas, queda de 5,9%. As microrregiões de Chapecó, Xanxerê, Curitibanos e Canoinhas lideram a produção. Santa Catarina é o terceiro maior produtor nacional.

Aveia

A área plantada deve aumentar 2,4%, para 33 mil hectares, com produtividade subindo 13,1%. A produção pode chegar a 50 mil toneladas, crescimento de 15,8%. As microrregiões de Xanxerê e Chapecó são os principais polos produtores.

Cevada

Com pequena expressão no estado, a cevada terá aumento de 177% na área plantada, chegando a 860 hectares, e produção prevista de 3 mil toneladas, alta de 115%. A cultura é voltada à produção de malte para cerveja, com forte apoio técnico das indústrias.

Notícias mais lidas

Colisão entre carro e motocicleta deixa dois feridos na BR-280 em Rio Negrinho

Motorista morre após colisão frontal entre carro e caminhão na BR-116 em Papanduva

Quem era o piloto que morreu em apresentação no Beto Carrero World

Rio Negrinho brilha com a abertura do Natal Encantado neste sábado

Polícia Militar prende suspeito armado minutos após tentativa de homicídio em Rio Negrinho

Últimas notícias

Câmara de Vereadores de Rio Negrinho define comissões permanentes para os trabalhos legislativos

Último período de matrículas na rede estadual de ensino de SC começa nesta terça-feira

Proteção e fé: terça-feira tem missa com bênção da garganta na Igreja Matriz e em Volta Grande

Rio Negrinho realiza os primeiros mutirões do programa Pet Levado a Sério do ano

Mulher fica ferida após colisão entre motocicleta e carro em São Bento do Sul

Governo de SC inicia pavimentação de área de escape na Serra Dona Francisca