Nova fase de atendimentos terapêuticos para pessoas com autismo em São Bento do Sul

Botões de Compartilhamento

A Prefeitura de São Bento do Sul anuncia uma importante evolução no atendimento terapêutico destinado a crianças e adolescentes com Transtorno do Espectro Autista (TEA). O espaço atualmente conhecido como “Centro de Autismo” passará a operar em um novo modelo, agora denominado CAT TEA – Centro de Atendimento Terapêutico TEA, nome que reforça a proposta ampliada e integrada de cuidado para este público.

Etapas de Avaliação e Encaminhamento

Entre os dias 16 e 27 de junho de 2025, duas equipes multidisciplinares da empresa contratada pela Secretaria de Saúde darão início ao processo de avaliação das crianças e adolescentes com TEA. As avaliações ocorrerão nas salas de Avaliação Multidisciplinar, no Centro Administrativo Leopoldo Zschoerper, seguindo a ordem da fila do SUS.

 O processo será dividido em dois momentos:

            1.         Avaliação com equipe multiprofissional e familiar/responsável (que deve apresentar toda a documentação do usuário);

            2.         Consulta presencial com o pediatra do CAT TEA, acompanhado da criança ou adolescente.

Com base nas informações reunidas, será elaborado o Plano Terapêutico Individualizado (PTI) de cada usuário, que passará a ser atendido nas terapias necessárias, dentro de um modelo de atendimento integrado. Após o ingresso no CAT TEA, o usuário permanece atendido em um só local, saindo das demais filas de espera da rede SUS para profissionais especializados.

Áreas de atendimento oferecidas no CAT TEA:

            •          Pediatria

            •          Neuropsicologia

            •          Psicologia

            •          Fonoaudiologia

            •          Terapia Ocupacional

            •          Musicoterapia

            •          Educação

            •          Assistência Social

            •          Fisioterapia

As terapias — individuais ou em grupo — terão início a partir de 1º de julho de 2025, no mesmo espaço físico atualmente chamado de Centro de Autismo. O novo modelo garante um cuidado integral e coordenado, com foco no desenvolvimento de habilidades para a vida diária e com uma abordagem técnica, acolhedora e humanizada.

Investimento e expansão

 A Prefeitura está realizando um grande investimento na área da saúde e inclusão, com a contratação de equipes especializadas e a construção de uma nova unidade para ampliar ainda mais os atendimentos. Já são mais de R$ 2 milhões investidos no fortalecimento do serviço.

 “Estamos consolidando um compromisso firme com a inclusão, o cuidado e a dignidade das pessoas com deficiência”, destaca a equipe da Secretaria de Saúde.

Política pública específica para o TEA

Um passo muito importante que está sendo dado em nosso município é a implementação de uma política pública completa voltada às pessoas com TEA, garantindo atendimento em diversos setores e avanços significativos. Para isso, está em tramitação na Câmara Municipal o Projeto de Lei nº 66/2025, aguardado com grande expectativa por toda a comunidade.

Comunicação com os pais

A partir desta semana, os pais e responsáveis dos usuários do atual Centro de Autismo serão organizados em grupos e convidados a participar de reuniões presenciais, onde serão informados sobre o período de transição e o funcionamento do atendimento individualizado de seus filhos no novo modelo do CAT TEA.

Notícias mais lidas

Colisão entre carro e motocicleta deixa dois feridos na BR-280 em Rio Negrinho

Motorista morre após colisão frontal entre carro e caminhão na BR-116 em Papanduva

Quem era o piloto que morreu em apresentação no Beto Carrero World

Rio Negrinho brilha com a abertura do Natal Encantado neste sábado

Polícia Militar prende suspeito armado minutos após tentativa de homicídio em Rio Negrinho

Últimas notícias

Começa daqui a pouco a tradicional festa de Santa Luzia no Rio do Salto

Homem fica ferido após sofrer queda de bicicleta em São Bento do Sul

Motociclista é levado ao Hospital após colisão com carro em Rio Negrinho

NOTA DE FALECIMENTO

Polícia Civil de Santa Catarina lança concursos públicos com 300 vagas para agente e escrivão

IMA divulga novo relatório e aponta que 75% dos pontos do litoral catarinense estão próprios para banho