30 casos internados e três mortes: Rio Negrinho emite decreto de emergência por aumento de doenças respiratórias

Botões de Compartilhamento

A Prefeitura de Rio Negrinho decretou situação de emergência em saúde pública no dia 30 de maio, em razão do expressivo aumento nos casos de doenças respiratórias no município. A medida vem após semanas de crescente demanda nos atendimentos médicos e internações, incluindo três mortes recentes relacionadas a síndromes respiratórias.

Segundo informações obtidas pela equipe do Perfil Multi, a secretária municipal de Saúde, Cristiane Virmond, reforça que o cenário é preocupante, principalmente devido à baixa adesão da população à vacina contra a gripe. “A adesão está muito baixa. Estamos fazendo o impossível para que as pessoas tomem consciência e se vacinem. Estamos em um período complicado, com a chegada do frio”, destaca.

Para facilitar o acesso, a unidade de saúde central está funcionando em horário estendido, das 8h às 19h de segunda a sexta-feira, e também aos sábados, das 8h às 12h. A vacina contra a gripe é gratuita, segura e está disponível em todas as unidades de saúde da cidade.

Cristiane também faz um alerta sobre a importância do uso de máscaras para pessoas com sintomas respiratórios, a fim de evitar o contágio de outras pessoas.

Os dados mais recentes mostram que 30 pessoas foram hospitalizadas nas últimas semanas por complicações respiratórias e três mortes foram registradas. Os índices de vacinação entre os grupos prioritários estão muito abaixo do ideal:

  • Crianças de 6 meses a menores de 6 anos: 34,5%
  • Gestantes: 64,5%
  • Idosos: 48,1%

Na Fundação Hospitalar, o aumento na demanda também é expressivo. A coordenadora de enfermagem do hospital, Patrícia Soares, relata que apenas no mês de maio foram registrados cerca de 1 mil atendimentos no pronto-socorro, todos relacionados a sintomas gripais. “É um número muito alto. A maioria das pessoas que nos procura está com quadros respiratórios ou gripais”, afirma a enfermeira.

A Secretaria de Saúde reforça o apelo à população: vacine-se e incentive sua família a fazer o mesmo. A prevenção é a forma mais eficaz de proteger a si mesmo e a quem está ao seu redor.


📌 ATENDIMENTO EXTRAORDINÁRIO NO CIS

Para ampliar o acesso à vacinação contra a gripe, o CIS (Centro Integrado de Saúde) está atendendo todos os sábados, das 8h às 12h.

Neste período de emergência em saúde pública, a ação visa facilitar que mais pessoas procurem a imunização, especialmente aquelas que não conseguem se vacinar durante a semana.

✅ A vacina é gratuita, segura e indicada para todos os grupos prioritários.
👨‍👩‍👧‍👦 Leve sua família e ajude a proteger a comunidade!

Notícias mais lidas

Colisão entre carro e motocicleta deixa dois feridos na BR-280 em Rio Negrinho

Motorista morre após colisão frontal entre carro e caminhão na BR-116 em Papanduva

Quem era o piloto que morreu em apresentação no Beto Carrero World

Rio Negrinho brilha com a abertura do Natal Encantado neste sábado

Polícia Militar prende suspeito armado minutos após tentativa de homicídio em Rio Negrinho

Últimas notícias

Capotamento na BR-116 deixa duas pessoas feridas em Papanduva

Santa Catarina tem 4,2 mil vagas de emprego abertas pelo Sine

Santa Catarina exporta 2 milhões de toneladas de carnes em 2025 e bate recorde histórico no comércio internacional do setor

Proibida venda de fórmula infantil com risco de contaminação por toxina

Câmbio Verde – Prefeitura divulga cronograma do Programa Câmbio Verde para o mês de janeiro

Procon de São Bento do Sul divulga pesquisa da Cesta Básica de janeiro de 2026