Santa Catarina registra alta de 6,4% na produção industrial entre janeiro e abril

Botões de Compartilhamento

A produção industrial de Santa Catarina segue em alta e acumula uma elevação de 6,4% entre janeiro e abril na comparação com o mesmo período do ano passado. O percentual catarinense ficou bem acima da média nacional, que atingiu 1,4% no primeiro quadrimestre. A divulgação dos dados ocorreu nesta quarta-feira, 11, por meio da Pesquisa Industrial Mensal realizada pelo IBGE.

Foto: Roberto Zacarias/SECOM

O crescimento de 6,4% em 2025 coloca Santa Catarina com o segundo melhor resultado do país no período. O estado só fica atrás do Pará, que registra aumento de 10% puxado pela indústria extrativista. O desempenho catarinense ficou, assim, acima dos vizinhos Paraná (5,3%) e Rio Grande do Sul (-1,1%), e de estados do Sudeste, como São Paulo (-0,7%), Rio de Janeiro (0,5%) e Minas Gerais (0,1%).

Conforme o governador Jorginho Mello, o resultado mostra a força do setor produtivo catarinense. “Enquanto a indústria nacional mostra sinais de estagnação, Santa Catarina segue em ritmo de forte crescimento. É importante ressaltar também que esse percentual de aumento é comparado ao desempenho de 2024, que já foi um ano muito bom. Ou seja, nossa indústria está produzindo cada vez mais e de forma consolidada”, destaca. 

Indústria pesada puxa elevação do setor em Santa Catarina  

Conforme os dados do IBGE, a indústria pesada de Santa Catarina puxou o crescimento de 6,4% do setor no primeiro quadrimestre. Os destaques são a fabricação de máquinas e equipamentos (18,7%), fabricação de produtos de metal (17,9%), fabricação de veículos automotores, reboques e carrocerias (13,4%), bem como a fabricação de produtos de minerais não metálicos (10,7%).

“O Governo de Santa Catarina, por determinação do governador Jorginho Mello, tem apoiado o setor industrial de forma estratégica a fim de impulsionar a atividade econômica. Programas como o Prodec e o Pró-Emprego, por exemplo, têm sido fundamentais para garantir investimentos e fazer de Santa Catarina um estado diferenciado para empreender. Somente a partir de 2023, os programas garantiram mais de R$ 23 bilhões em investimentos privados. Além disso, essa política fomenta a geração de oportunidades, por isso somos o estado com menor taxa de desemprego do país”, afirma o secretário de Estado de Indústria, Comércio e Serviço, Silvio Dreveck. 

Outros segmentos importantes da indústria catarinense também registram crescimento no primeiro quadrimestre. É o caso da fabricação de móveis (9,2%), metalurgia (5,2%), fabricação de produtos têxteis (4,6%), fabricação de produtos alimentícios (3,8%), bem como a fabricação de celulose, papel e produtos de papel (1,9%).

Indústria de SC mantém indicadores acima da média nacional

Outros indicadores também retratam o aumento da produção industrial de Santa Catarina. A utilização da capacidade instalada, por exemplo, é de 75% no estado, ante 69% da média nacional. Os dados são apurados pela Federação das Indústrias de SC (Fiesc) e, quanto mais alto o percentual, menor a ociosidade da indústria. 

A intenção de investir na indústria também foi mais um indicador positivo. Enquanto em Santa Catarina o índice está em 62,1 pontos, a média nacional é de 56,4 pontos. A escala vai de 0 a 100 e mede a perspectiva de investimento no setor. A perspectiva de emprego também está acima da média: 52,7 pontos no estado frente a 51,9 pontos no país. 

Fonte: Agência de Notícias SECOM

Notícias mais lidas

Acidente entre carro e motocicleta deixa jovem ferida na BR-280 em São Bento do Sul

Homem é preso por tráfico de drogas em Rio Negrinho

Realeza da 41ª Schlachtfest é escolhida em São Bento do Sul

Bombeiros de Rio Negrinho atendem duas ocorrências graves na SC-112 em sequência na noite de quinta-feira (4)

Irmãos são presos por contrabando em São Bento do Sul

Últimas notícias

Operação Nuremberg: GAECO desarticula grupo neonazista com mandados em Santa Catarina e mais três estados

Empreendedoras de Rio Negrinho participam do Delas Summit 2025, maior evento de empreendedorismo feminino do Sul do Brasil

Grupo Linz impulsiona criação de ecossistema de inovação no Alto Paraná, com apoio do governo paraguaio

Professores de Rio Negrinho participam de formação sobre Realidade Aumentada

Semifinais da Copa Cia dos Móveis 2025 destacam craques do futsal em Rio Negrinho

Campo Alegre realiza coleta de exame PSA neste sábado em ação de prevenção ao câncer de próstata