Santa Catarina registra alta de 6,4% na produção industrial entre janeiro e abril

Botões de Compartilhamento

A produção industrial de Santa Catarina segue em alta e acumula uma elevação de 6,4% entre janeiro e abril na comparação com o mesmo período do ano passado. O percentual catarinense ficou bem acima da média nacional, que atingiu 1,4% no primeiro quadrimestre. A divulgação dos dados ocorreu nesta quarta-feira, 11, por meio da Pesquisa Industrial Mensal realizada pelo IBGE.

Foto: Roberto Zacarias/SECOM

O crescimento de 6,4% em 2025 coloca Santa Catarina com o segundo melhor resultado do país no período. O estado só fica atrás do Pará, que registra aumento de 10% puxado pela indústria extrativista. O desempenho catarinense ficou, assim, acima dos vizinhos Paraná (5,3%) e Rio Grande do Sul (-1,1%), e de estados do Sudeste, como São Paulo (-0,7%), Rio de Janeiro (0,5%) e Minas Gerais (0,1%).

Conforme o governador Jorginho Mello, o resultado mostra a força do setor produtivo catarinense. “Enquanto a indústria nacional mostra sinais de estagnação, Santa Catarina segue em ritmo de forte crescimento. É importante ressaltar também que esse percentual de aumento é comparado ao desempenho de 2024, que já foi um ano muito bom. Ou seja, nossa indústria está produzindo cada vez mais e de forma consolidada”, destaca. 

Indústria pesada puxa elevação do setor em Santa Catarina  

Conforme os dados do IBGE, a indústria pesada de Santa Catarina puxou o crescimento de 6,4% do setor no primeiro quadrimestre. Os destaques são a fabricação de máquinas e equipamentos (18,7%), fabricação de produtos de metal (17,9%), fabricação de veículos automotores, reboques e carrocerias (13,4%), bem como a fabricação de produtos de minerais não metálicos (10,7%).

“O Governo de Santa Catarina, por determinação do governador Jorginho Mello, tem apoiado o setor industrial de forma estratégica a fim de impulsionar a atividade econômica. Programas como o Prodec e o Pró-Emprego, por exemplo, têm sido fundamentais para garantir investimentos e fazer de Santa Catarina um estado diferenciado para empreender. Somente a partir de 2023, os programas garantiram mais de R$ 23 bilhões em investimentos privados. Além disso, essa política fomenta a geração de oportunidades, por isso somos o estado com menor taxa de desemprego do país”, afirma o secretário de Estado de Indústria, Comércio e Serviço, Silvio Dreveck. 

Outros segmentos importantes da indústria catarinense também registram crescimento no primeiro quadrimestre. É o caso da fabricação de móveis (9,2%), metalurgia (5,2%), fabricação de produtos têxteis (4,6%), fabricação de produtos alimentícios (3,8%), bem como a fabricação de celulose, papel e produtos de papel (1,9%).

Indústria de SC mantém indicadores acima da média nacional

Outros indicadores também retratam o aumento da produção industrial de Santa Catarina. A utilização da capacidade instalada, por exemplo, é de 75% no estado, ante 69% da média nacional. Os dados são apurados pela Federação das Indústrias de SC (Fiesc) e, quanto mais alto o percentual, menor a ociosidade da indústria. 

A intenção de investir na indústria também foi mais um indicador positivo. Enquanto em Santa Catarina o índice está em 62,1 pontos, a média nacional é de 56,4 pontos. A escala vai de 0 a 100 e mede a perspectiva de investimento no setor. A perspectiva de emprego também está acima da média: 52,7 pontos no estado frente a 51,9 pontos no país. 

Fonte: Agência de Notícias SECOM

Notícias mais lidas

Colisão entre carro e motocicleta deixa dois feridos na BR-280 em Rio Negrinho

Motorista morre após colisão frontal entre carro e caminhão na BR-116 em Papanduva

Quem era o piloto que morreu em apresentação no Beto Carrero World

Rio Negrinho brilha com a abertura do Natal Encantado neste sábado

Polícia Militar prende suspeito armado minutos após tentativa de homicídio em Rio Negrinho

Últimas notícias

São Bento do Sul: Procon divulga nova pesquisa de preços do gás de cozinha e combustíveis

Descarte irregular e depredação levam à relocação de Ecopontos em Rio Negrinho

Rio Negrinho se destaca em Santa Catarina com políticas públicas voltadas à inovação

PM resgata mãe e filho em cárcere privado e prende suspeito com drogas e arma de fogo em SC

PP de Rio Negrinho confirma que Júlio Roncone está fora do partido há mais de cinco meses

FME encerra 2025 com confraternização dos grupos de ginástica nos bairros