Comunicado Oficial – Nova fase no atendimento a pessoas com TEA em São Bento do Sul

Botões de Compartilhamento

A Prefeitura de São Bento do Sul informa que o dia 18 de junho (quarta-feira) marcará o último dia de funcionamento do Centro de Autismo no formato atual.

Entre os dias 23 de junho e 1º de julho, a equipe multidisciplinar contratada pela Prefeitura estará atuando dentro da unidade para realizar as adequações necessárias ao início do novo modelo de atendimento, que passará a se chamar CAT TEA – Centro de Atendimento Terapêutico TEA, com início das terapias a partir do dia 1º de julho.

O que muda?

Com o novo modelo:

• Os usuários não precisarão mais retornar à fila do SUS após um ciclo de sessões;

• Uma vez acolhido no CAT TEA, o usuário com TEA terá atendimento contínuo e completo, com um Plano Terapêutico Individualizado (PTI);

• As terapias serão conduzidas por equipes multidisciplinares integradas, com atendimentos individualizados ou em grupo, conforme cada caso;

• Os responsáveis passarão a receber boletins de evolução, com acompanhamento do progresso do usuário;

• Usuários com TEA passam a ter um sistema exclusivo de atendimento, saindo da fila regular do SUS. Isso reduz a demanda geral, trazendo mais agilidade tanto para quem tem TEA quanto para os demais usuários do sistema público de saúde.

As áreas atendidas no CAT TEA incluem:

Pediatria, Neuropsicologia, Psicologia, Fonoaudiologia, Terapia Ocupacional, Musicoterapia, Fisioterapia, Educação e Assistência Social.

Convocação das famílias

Todos os pais e responsáveis já foram convidados a comparecer à Prefeitura para reuniões presenciais, onde foram informados sobre o novo formato. Reforçamos o convite para os que ainda não puderam comparecer: esse momento é fundamental para garantir uma transição segura e tranquila.

Período de transição

Durante o período de transição entre os atendimentos no modelo anterior e a implementação do novo formato, a Secretaria de Educação sugeriu que os alunos que frequentavam o antigo Centro de Autismo possam, caso os pais assim desejem, frequentar o AEE (Atendimento Educacional Especializado) com a mesma frequência que frequentavam o Centro.

Ou seja, se a criança era atendida em um turno, ela poderá ser atendida em um turno no AEE da escola em que está matriculada, como forma de apoio temporário.

Reforçamos que essa é uma sugestão opcional, feita para garantir continuidade no suporte durante esse momento de adaptação.

Uma mudança necessária

Sabemos que toda mudança gera dúvidas e resistência, mas reforçamos que tudo está sendo feito com planejamento, responsabilidade e, acima de tudo, com foco na evolução e bem-estar das pessoas com TEA.

O novo modelo representa um avanço histórico no atendimento público: mais completo, contínuo e humanizado, priorizando o desenvolvimento de habilidades para a vida diária e contribuindo também com a melhoria de todo o sistema SUS municipal.

Notícias mais lidas

Colisão entre carro e motocicleta deixa dois feridos na BR-280 em Rio Negrinho

Motorista morre após colisão frontal entre carro e caminhão na BR-116 em Papanduva

Quem era o piloto que morreu em apresentação no Beto Carrero World

Rio Negrinho brilha com a abertura do Natal Encantado neste sábado

Polícia Militar prende suspeito armado minutos após tentativa de homicídio em Rio Negrinho

Últimas notícias

Lei municipal proíbe fogos de artifício com barulho em Rio Negrinho

Entre balões, abraços e despedidas: alunos do Colégio Jorge Zipperer vivem último dia de aula com emoção e reconhecimento

VÍDEO: Estátua da Havan desaba após fortes rajadas de vento de 90km/h no RS

Natal Solidário em Rio Negrinho arrecada mais de uma tonelada de alimentos com pista de patinação

Câmara de Vereadores de Rio Negrinho inaugura ampliação da sede com novos espaços modernos

Confira a previsão do tempo para esta semana em SC