Família Acolhedora completará 18 anos em Campo Alegre com campanha de valorização do serviço

Botões de Compartilhamento

Neste ano, o serviço Família Acolhedora completa 18 anos de atuação no município de Campo Alegre, consolidando-se como uma política pública essencial para a proteção de crianças e adolescentes em situação de violação de direito. Para marcar a data e reforçar a importância do acolhimento familiar temporário, o município foi contemplado com a realização de uma reportagem especial que dará visibilidade ao serviço prestado pelas famílias acolhedoras da cidade.

Ao longo dessas quase duas décadas, o Serviço em Campo Alegre já transformou a vida de diversas crianças, oferecendo a elas um ambiente seguro, afetivo e estruturado até que possam retornar à sua família de origem ou serem encaminhadas à adoção.

“É um serviço que vai muito além da assistência. Ele promove o cuidado, o afeto e a construção de vínculos importantes durante um momento delicado da vida dessas crianças. Celebrar os 18 anos do Serviço é reconhecer o trabalho das famílias acolhedoras e o compromisso do município com a proteção integral da infância e adolescência”, destacou a Psicóloga Danielle da Guia e a Assistente Social Daniela.

Para fortalecer essa rede de cuidado, o Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) desenvolve a campanha “Acolher em família faz a diferença”. A iniciativa tem como objetivo sensibilizar a sociedade catarinense sobre a importância do acolhimento familiar, um serviço que oferece proteção e cuidado a crianças, adolescentes, idosos e pessoas com deficiência em situação de vulnerabilidade. A campanha também busca ampliar o número de famílias acolhedoras habilitadas em todo o estado, promovendo o acolhimento em um ambiente familiar e amoroso como alternativa ao acolhimento institucional.

A reportagem produzida em Campo Alegre faz parte dessa mobilização estadual e destacará histórias reais vivenciadas no município. A expectativa é que, com mais divulgação, o serviço ganhe ainda mais visibilidade e incentive outras famílias a conhecerem e se cadastrarem no serviço.

Atualmente, o serviço é coordenado pela equipe da Secretaria Municipal de Assistência Social e atende rigorosamente aos critérios técnicos e legais definidos pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e pela Política Nacional de Assistência Social.

Como funciona?
O Família Acolhedora é uma alternativa ao acolhimento institucional (abrigos), oferecendo às crianças um lar temporário com o acompanhamento constante da rede de proteção. As famílias interessadas em participar passam por um processo de inscrição, capacitação e avaliação psicossocial.

Quer saber mais?
A Secretaria de Assistência Social de Campo Alegre está à disposição para fornecer informações e esclarecer dúvidas sobre o serviço.

Participe, divulgue e apoie essa importante causa. Afinal, acolher em família faz, sim, toda a diferença!

Notícias mais lidas

Tragédia no interior de Major Vieira: criança de 5 anos morre atropelada por trator

Maitaca-verde é resgatada e recebe cuidados para reabilitação

Morre Preta Gil, aos 50 anos, após a luta contra o câncer

Jovens ficam feridas após queda de motocicleta na SC-112 em Rio Negrinho

Idoso morre após sair da pista com moto na SC-112 em Rio Negrinho

Últimas notícias

Homem de 63 anos sofre ferimentos graves após ser atropelado em São Bento do Sul

Através de denúncia anônima, homem é preso pelos crimes de adulteração de sinal de veículo automotor e maus-tratos a animais em Rio Negrinho

Polícia Militar de São Bento do Sul apoia operação de combate ao tráfico de drogas em Piên

IMA divulga relatório de balneabilidade de julho

Polícia deflagra operação contra mulher que perseguiu e difamou padre por mais de um ano em SC

Isenção parcial em tarifaço preocupa Santa Catarina, e Facisc reforça defesa por negociação ampla com os EUA