Imetro SC apresenta balanço de operação conjunta no combate a fraudes em postos de combustíveis

Botões de Compartilhamento

Fiscais do Instituto de Metrologia do Governo de Santa Catarina (Imetro-SC), juntamente com a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), a Delegacia de Investigação de Crimes Contra a Fazenda Pública da DEIC/PCSC e a Secretaria de Estado da Fazenda (SEF/SC), realizaram uma operação conjunta para fiscalizar postos de combustíveis. As ações ocorreram nas cidades de Penha, Porto Belo, Florianópolis, Laguna e Içara.

Do total de 21 bombas medidoras de combustíveis fiscalizadas, quatro foram reprovadas e duas interditadas por vazamento interno. Entre as irregularidades encontradas, destacaram-se: ausência de inscrições obrigatórias no bloco medidor; segmento de dígitos danificados; sistema de desligamento automático superior a 60 segundos; e bomba que não mantém indicação de abastecimento por cinco minutos após o desligamento de energia.

O Imetro-SC também autuou um dos postos por constatar a violação de um plano de selagem em uma bomba de seis bicos. Tal violação permitia o acesso a componentes internos da bomba. Não foram evidenciadas fraudes nos postos fiscalizados.

Para o presidente do Imetro-SC, Alexandre Soratto, ações como essa são fundamentais para garantir a segurança e a confiança do consumidor. “O trabalho conjunto é uma determinação do governador Jorginho Mello e a forte atuação do Imetro-SC, em postos de combustíveis nos últimos dois anos, tem levado a esse alto índice de conformidade que encontramos nas bombas medidoras nesta operação. O consumidor catarinense sabe que esta levando a quantidade certa de combustível”, afirma Soratto.

ANP

A ANP lavrou três autos de infração em dois postos por: não comunicar alterações cadastrais à Agência dentro do prazo legal, não manter o termodensímetro em perfeito estado de funcionamento nas bombas de etanol e por não realizar drenagem nos tanques de óleo diesel. Nenhuma inconformidade foi encontrada na qualidade dos combustíveis analisados.

Secretaria da Fazenda

A Secretaria da Fazenda Estadual evidenciou que um dos postos utilizava máquina de cartão em nome de pessoa física e constatou que a loja não estava emitindo notas fiscais. O posto foi autuado e a máquina de cartão, apreendida.


DFAZ/DEIC-PCSC

A Delegacia de Investigação de Crimes Contra a Fazenda Pública da DEIC/PCSC garantiu a segurança dos agentes durante as diligências e fiscalizou a regularidade dos alvarás de funcionamento expedidos pela Polícia Civil. Também prestou apoio à Sefaz na apuração de fraudes fiscais e lavratura de boletins de ocorrência.

Além disso, foram levantados indícios de crimes como lavagem de dinheiro e participação em organização criminosa voltada para fraudes tributárias. Um dos postos foi autuado por apresentar violação no lacre do Inmetro em uma bomba sêxtupla, com acesso indevido aos componentes eletrônicos.

A operação teve como objetivo proteger o consumidor, garantir a concorrência leal no mercado de combustíveis e fortalecer a recuperação de ativos no Estado. O material coletado será analisado pelos órgãos envolvidos e poderá resultar em autuações administrativas, sanções fiscais, interdições e abertura de inquéritos policiais para investigar crimes contra a ordem tributária, econômica e o consumidor.

Fonte: Agência de Notícias SECOM

Notícias mais lidas

Colisão entre carro e motocicleta deixa dois feridos na BR-280 em Rio Negrinho

Motorista morre após colisão frontal entre carro e caminhão na BR-116 em Papanduva

Quem era o piloto que morreu em apresentação no Beto Carrero World

Rio Negrinho brilha com a abertura do Natal Encantado neste sábado

Polícia Militar prende suspeito armado minutos após tentativa de homicídio em Rio Negrinho

Últimas notícias

Natal Solidário: Cia dos Móveis destina 1% das vendas para instituições que acolhem animais de rua

VÍDEO: Casal e bebê morrem após carro ser arrastado por enxurrada em Palhoça

Mauro de Nadal presta homenagem a Mauro Mariani e entrega comenda em reconhecimento à sua trajetória pública

Confira as vagas de emprego disponíveis no SINE de Rio Negrinho

CBMSC abre consulta pública para regulamentar instalações de recarga de veículos elétricos em edificações

Assistência Social de Rio Negrinho inicia novo ciclo com aprovação do PMAS 2026–2029