Com a chegada do inverno, Celesc dá dicas para economizar energia e evitar sustos na conta de luz

Botões de Compartilhamento

Para ajudar os catarinenses a atravessar esse período com mais conforto e menos gastos, a Celesc lançou uma campanha com orientações simples e eficazes para economizar na conta de luz por meio de mudanças de hábitos no dia a dia.

Foto: Frepik/Imagem ilustrativa

Confira a seguir, algumas dicas para economizar energia durante o inverno:

  • Fique atento ao tempo gasto em seu banho: 10 minutos é o tempo ideal. Tome banho sem outros aparelhos ligados em casa.
  • Aqueça o ambiente sem entrar numa fria: durante o uso de aquecedores elétricos é importante manter janelas e portas fechadas para evitar a entrada de ar frio. Lembre-se de limpar os filtros com frequência e desligar o aquecedor ou o ar condicionado quando se ausentar do ambiente por tempo prolongado.
  • Lavadora e secadora de roupas: com as baixas temperaturas, um dos desafios é como secar as roupas sem que elas fiquem com cheiro desagradável. Para isso, mantenha o filtro da lavadora sempre limpo, isso exige menos esforço da rede elétrica e, consequentemente, consome menos energia. Prefira secar as roupas ao ar livre. Quem mora em apartamento, deve pendurar as roupas o mais próximo da janela. Se usar a secadora, confira no manual a quantidade ideal de roupa para manter a saúde da sua máquina e do seu bolso. Nunca seque roupas atrás da geladeira, pois sobrecarrega o funcionamento do motor, aumenta o consumo de energia e coloca em risco a integridade do aparelho.
  • Não deixe lâmpadas ligadas sem necessidade: uma ideia simples e que traz benefícios para a sua saúde e o meio ambiente, é aproveitar ao máximo a luz natural.
  • Temperatura da água: Para economizar energia e contribuir com a sustentabilidade do planeta, ajuste a temperatura da água para o nível médio de calor e mantenha a torneira fechada enquanto ensaboa as louças.
  • Seja eficiente e não desperdice calor: abra a porta do forno apenas quando necessário para que não seja preciso usar mais energia para reaquecer o aparelho.
  • Há quem diga que sente mais fome no inverno: chega a ser automático abrir a geladeira quando bate aquela fome. Mas, cuidado! Essa mania pode ser uma grande vilã na sua fatura de energia. Ah, e nada de secar roupas atrás da geladeira. Isso sobrecarrega o funcionamento do motor, aumenta o consumo de energia e coloca em risco o seu aparelho.
  • Uso do secador de cabelo: pode ser que você use o secador de cabelos mais vezes durante o inverno. Enxugue o cabelo o máximo possível com a toalha. Quanto menos tempo com secador ligado menos gasto de energia.

Notícias mais lidas

Colisão entre carro e motocicleta deixa dois feridos na BR-280 em Rio Negrinho

Motorista morre após colisão frontal entre carro e caminhão na BR-116 em Papanduva

Quem era o piloto que morreu em apresentação no Beto Carrero World

Rio Negrinho brilha com a abertura do Natal Encantado neste sábado

Polícia Militar prende suspeito armado minutos após tentativa de homicídio em Rio Negrinho

Últimas notícias

EMEB Menino Jesus é oficialmente entregue após ampla reforma e modernização

Auto de Natal emociona público e reúne comunidade em mais uma noite especial do Natal Encantado

Nota de Falecimento

Definidos os grupos da Copa do Mundo 2026 após sorteio da Fifa

Avião de pequeno porte faz pouso de emergência e tomba em plantação em SC

Motociclista de 22 anos é levado ao hospital após colisão com carro em Rio Negrinho