VÍDEO: Polícia Militar apreende 69 pássaros mantidos em cativeiro ilegal em SC

Botões de Compartilhamento

Na terça-feira, (17), a Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC), por meio do Comando de Polícia Militar Ambiental, em fiscalização conjunta com o 1º Batalhão de Polícia Militar (BPM) e o Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA), atendeu uma ocorrência envolvendo animais silvestres em cativeiro no bairro Santa Regina, em Itajaí.

Foto: PMSC/Divulgação

No local, foram encontradas diversas gaiolas contendo um total de 67 aves silvestres sem qualquer tipo de identificação ou autorização legal. Entre os pássaros apreendidos estavam exemplares popularmente conhecidos como tico-tico (Zonotrichia capensis), azulão (Cyanoloxia brissonii), trinca-ferro (Saltator similis), coleirinho-baiano (Sporophila nigricollis), bigodinho (Sporophila lineola), canário-da-terra (Sicalis flaveola) e coleirinho (Sporophila caerulescens). Também foram localizadas duas espécies ameaçadas de extinção, conforme a Portaria MMA nº 148/2022: o curió (Sporophila angolensis) e o pixoxó (Sporophila frontalis).

Durante a fiscalização, ainda foram apreendidos dois pássaros mutação da espécie conhecida como canário-venezuelano (Sicalis sp.). Embora anilhados, os animais estavam em desacordo com a autorização obtida, contrariando o disposto na Lei Estadual nº 17.491/2018 e na Instrução Normativa IBAMA nº 10/2011.

Foto: PMSC/Divulgação

Diante da situação, foram lavrados três autos de infração ambiental, sendo dois deles por ter em cativeiro 67 espécimes da fauna silvestre brasileira sem a devida permissão, incluindo dois ameaçados de extinção, e outro por ter em cativeiro dois canários-venezuelanos em desacordo com a autorização obtida, totalizando 69 aves apreendidas.

As aves e materiais apreendidos foram deixados sob responsabilidade do IMA, que ficará encarregado da análise técnica e dos encaminhamentos necessários quanto ao destino dos animais e das gaiolas.

O responsável pelos pássaros responderá administrativamente e também na esfera criminal, conforme previsto na legislação ambiental em vigor.

Vídeo: PMSC/Divulgação

Notícias mais lidas

Defesa Civil alerta: frio intenso atinge SC com mínimas de até -4°C e risco de geada

Carro de músico Agnaldo Lima pega fogo na madrugada e equipamentos de trabalho são destruídos

Jovem William Neppl, de 21 anos, morre após uma semana internado na UTI

Rio Negrinho amanheceu congelante registrando temperatura negativa

Morre Juliana Marins, brasileira que caiu em trilha na Indonésia

Últimas notícias

Mais de duas mil garrafas de vinho são apreendidas em Corupá

Pesquisadores criam prótese com antibiótico para tratar infecções

Mulher fica ferida em colisão entre carro e moto em São Bento do Sul

Novo caso de gripe aviária é confirmado em SC

Prefeitura reforça sinalização viária para melhorar segurança no trânsito em Rio Negrinho

Mãe e padrasto vão a júri popular acusados de espancar crianças de 3 e 5 anos, em SC