Medicamentos e animais peçonhentos lideram atendimentos do CIATox em SC

Botões de Compartilhamento

O Centro de Informação e Assistência Toxicológica de Santa Catarina (CIATox/SC), vinculado à Secretaria de Estado da Saúde (SES), realizou mais de 28,9 mil atendimentos em 2024. O número representa um aumento de 11% em relação ao ano anterior, conforme aponta o Relatório Anual da instituição, disponibilizado em junho. O serviço é mantido em parceria com a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Tityus serrulatus, conhecido popularmente como escorpião-amarelo – Foto: Divulgação Ascom/SES

Entre os principais motivos de assistência estão casos relacionados a medicamentos (29,6%), acidentes com animais peçonhentos (21,4%) e exposição a produtos químicos de limpeza e higienização (4,3%). As estações da primavera e do verão concentram a maior parte das ocorrências.

“Os atendimentos do CIATox são realizados gratuitamente pelo número 0800-643-5252. Também oferecemos o serviço de identificação de animais e plantas de interesse toxicológico por meio do recebimento de imagens. O Relatório Anual mostra uma visão geral dos principais registros, destaca alguns eventos toxicológicos e descreve as atividades mais relevantes desenvolvidas pela equipe. Com essas informações publicadas, a população toma conhecimento dos principais agentes causadores das intoxicações e envenenamentos, auxiliando na prevenção e cuidados referentes a estes agentes”, salienta a gerente do CIATox/SC, Danielle Bibas Legat Albino.

O documento também chama atenção para dados acumulados na última década. Foram 192 registros de acidentes com escorpião-amarelo e a identificação de cocaína em 72% dos óbitos associados ao uso de drogas de abuso.

Além das estatísticas, o relatório destaca as iniciativas desenvolvidas em comemoração aos 40 anos de atuação do CIATox/SC. Entre elas, o lançamento do Painel de Registros de Intoxicações e envenenamentos, elaborado em colaboração com o Centro de Informações Estratégicas para a Gestão do Sistema Único de Saúde (CIEGES), disponível na aba Vigilância em Saúde do site cieges.saude.sc.gov.br.

As informações reveladas refletem o trabalho contínuo de profissionais e estudantes que atuam em regime de plantão, 24 horas por dia, sete dias por semana. São prestadas orientações técnicas em caráter de urgência, emergência, além de ações educativas e preventivas direcionadas tanto a profissionais de saúde quanto aos cidadãos.

Notícias mais lidas

Acidente entre carro e motocicleta deixa jovem ferida na BR-280 em São Bento do Sul

Homem é preso por tráfico de drogas em Rio Negrinho

Realeza da 41ª Schlachtfest é escolhida em São Bento do Sul

Bombeiros de Rio Negrinho atendem duas ocorrências graves na SC-112 em sequência na noite de quinta-feira (4)

Irmãos são presos por contrabando em São Bento do Sul

Últimas notícias

NOTA DE FALECIMEN TO

Magia, arte e sabor: vem aí a Feira de Natal mais charmosa da região

Quinta-feira é dia de eleição da Câmara Mirim em Rio Negrinho, com participação de 11 escolas

Ciclista fica ferido após atropelamento no bairro Quitandinha

Confira os filmes que estreiam no Cine Gracher esta semana

Usina do SAMAE transforma resíduos em soluções e chama atenção de outras cidades