Medicamentos e animais peçonhentos lideram atendimentos do CIATox em SC

Botões de Compartilhamento

O Centro de Informação e Assistência Toxicológica de Santa Catarina (CIATox/SC), vinculado à Secretaria de Estado da Saúde (SES), realizou mais de 28,9 mil atendimentos em 2024. O número representa um aumento de 11% em relação ao ano anterior, conforme aponta o Relatório Anual da instituição, disponibilizado em junho. O serviço é mantido em parceria com a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Tityus serrulatus, conhecido popularmente como escorpião-amarelo – Foto: Divulgação Ascom/SES

Entre os principais motivos de assistência estão casos relacionados a medicamentos (29,6%), acidentes com animais peçonhentos (21,4%) e exposição a produtos químicos de limpeza e higienização (4,3%). As estações da primavera e do verão concentram a maior parte das ocorrências.

“Os atendimentos do CIATox são realizados gratuitamente pelo número 0800-643-5252. Também oferecemos o serviço de identificação de animais e plantas de interesse toxicológico por meio do recebimento de imagens. O Relatório Anual mostra uma visão geral dos principais registros, destaca alguns eventos toxicológicos e descreve as atividades mais relevantes desenvolvidas pela equipe. Com essas informações publicadas, a população toma conhecimento dos principais agentes causadores das intoxicações e envenenamentos, auxiliando na prevenção e cuidados referentes a estes agentes”, salienta a gerente do CIATox/SC, Danielle Bibas Legat Albino.

O documento também chama atenção para dados acumulados na última década. Foram 192 registros de acidentes com escorpião-amarelo e a identificação de cocaína em 72% dos óbitos associados ao uso de drogas de abuso.

Além das estatísticas, o relatório destaca as iniciativas desenvolvidas em comemoração aos 40 anos de atuação do CIATox/SC. Entre elas, o lançamento do Painel de Registros de Intoxicações e envenenamentos, elaborado em colaboração com o Centro de Informações Estratégicas para a Gestão do Sistema Único de Saúde (CIEGES), disponível na aba Vigilância em Saúde do site cieges.saude.sc.gov.br.

As informações reveladas refletem o trabalho contínuo de profissionais e estudantes que atuam em regime de plantão, 24 horas por dia, sete dias por semana. São prestadas orientações técnicas em caráter de urgência, emergência, além de ações educativas e preventivas direcionadas tanto a profissionais de saúde quanto aos cidadãos.

Notícias mais lidas

Colisão entre carro e motocicleta deixa dois feridos na BR-280 em Rio Negrinho

Motorista morre após colisão frontal entre carro e caminhão na BR-116 em Papanduva

Quem era o piloto que morreu em apresentação no Beto Carrero World

Rio Negrinho brilha com a abertura do Natal Encantado neste sábado

Polícia Militar prende suspeito armado minutos após tentativa de homicídio em Rio Negrinho

Últimas notícias

Ingresso solidário com 1 kg de ração garante diversão na pista de patinação em Rio Negrinho

Motociclista fica ferido em colisão com carreta na BR-280, em Mafra

Noite especial encerra programação cultural do Natal Encantado

Santa Catarina cria programa para modernizar o Pagamento por Serviços Ambientais

Encerramento da Escolinha de Handebol marca ano de conquistas em Rio Negrinho

Após decisão da Câmara, Balneário Camboriú proíbe nudismo na Praia do Pinho