A Secretaria de Obras e Serviços Urbanos e em parceria com a Coletivos Rainha, dará início à transição do atual sistema de passes em papel para a bilhetagem eletrônica. A mudança traz mais agilidade, segurança e controle ao uso do transporte coletivo, beneficiando os usuários com diversas facilidades.
Emissão de cartões e início da operação
A emissão dos novos cartões eletrônicos de transporte já começa ao final de junho. Funcionários de empresas que encaminharam seus cadastros e estudantes da rede escolar serão os primeiros a receber os cartões, representando cerca de 75% dos usuários do sistema.
Já os passageiros que não recebem vale-transporte de seus empregadores ou demais usuários poderão solicitar o cartão mediante cadastro prévio no aplicativo SmartMob. Após o cadastro, os usuários serão informados para retirada do cartão no terminal central. O cadastramento será feito via app e será comunicado quando disponível, e a primeira emissão do cartão é gratuita, por meio de comodato.
Período de transição
Entre os dias 1º e 31 de julho, os dois sistemas – o tradicional com passes em papel e o novo com cartões eletrônicos – funcionarão simultaneamente. Durante esse período de transição, a integração entre linhas para usuários com passe em papel será feita por meio de vouchers, entregues por agentes da empresa nos terminais.
A partir de 1º de agosto de 2025, somente o sistema eletrônico será aceito, e o acesso aos ônibus ocorrerá exclusivamente pela porta dianteira.
Conversão de passes antigos
Os passes em papel adquiridos a partir de 20 de fevereiro de 2025 poderão ser convertidos em créditos eletrônicos mediante apresentação da nota fiscal no guichê do terminal. O processo segue por 60 dias, a partir de 1º de agosto, conforme previsto no Decreto Municipal nº 3251.
Usuários com direito à gratuidade, como idosos, estudantes da rede pública e PCDs, não precisam realizar nenhum procedimento nesta etapa, pois o processo está sendo conduzido diretamente pela Prefeitura.
Compra e recarga de créditos
A recarga de créditos no cartão pode ser feita de forma simples e rápida:
• Presencialmente, no guichê do Terminal Central;
• Online, via aplicativo SmartMob.
Empresas também poderão contar com um sistema integrado de recargas. Os tipos de cartão disponíveis são:
• Comum
• Estudante
• Vale-Transporte
• Idoso
• Gratuidade
Um mesmo cartão pode receber diferentes tipos de créditos. As recargas feitas no guichê são disponibilizadas imediatamente, e as realizadas via app são creditadas em até 48 horas após confirmação do pagamento.
Outro benefício importante é que as passagens antecipadas carregadas no cartão terão valor inferior à tarifa paga em dinheiro direto ao motorista, incentivando o uso do sistema eletrônico e reduzindo riscos com o manuseio de valores nos veículos.
Consulta de saldo e extrato
O passageiro pode consultar seu saldo e extrato:
• No guichê do terminal central;
• E, a cada utilização, o visor da catraca exibirá o saldo restante, garantindo transparência e controle sobre os créditos disponíveis.
Integração temporal
A nova bilhetagem permite integração temporal entre linhas. Ou seja, o passageiro poderá embarcar em diferentes ônibus dentro de um período de 1h20min, pagando apenas uma tarifa, desde que o pagamento tenha sido feito com o cartão eletrônico e as linhas integrem entre si. A funcionalidade garante a continuidade de viagens como as realizadas atualmente entre bairros como Lençol, Rio Vermelho e Capelinha.
Bloqueio e reemissão
Em casos de perda, roubo ou defeito, o cartão poderá ser bloqueado e reemitido com recuperação do saldo, desde que o usuário esteja com o cadastro atualizado. A segunda via terá o custo de 5 tarifas vigentes.
Sistema antifraude
A segurança dos usuários é uma prioridade. Por isso, o sistema conta com monitoramento antifraude que pode realizar bloqueios automáticos ao identificar padrões suspeitos de uso. Nestes casos, o passageiro deverá procurar o guichê do terminal central para regularizar sua situação.
A mudança é um passo importante para a modernização do transporte público de São Bento do Sul, oferecendo mais conforto, agilidade e controle tanto para os usuários quanto para a gestão do sistema.
Para mais informações e orientações sobre o cadastramento e uso do novo sistema, acesse o aplicativo SmartMob ou procure os agentes no terminal central.