São Bento do Sul inicia transição para sistema de bilhetagem eletrônica no transporte público

Botões de Compartilhamento

A Secretaria de Obras e Serviços Urbanos e em parceria com a Coletivos Rainha, dará início à transição do atual sistema de passes em papel para a bilhetagem eletrônica. A mudança traz mais agilidade, segurança e controle ao uso do transporte coletivo, beneficiando os usuários com diversas facilidades.

Emissão de cartões e início da operação

A emissão dos novos cartões eletrônicos de transporte já começa ao final de junho. Funcionários de empresas que encaminharam seus cadastros e estudantes da rede escolar serão os primeiros a receber os cartões, representando cerca de 75% dos usuários do sistema.

Já os passageiros que não recebem vale-transporte de seus empregadores ou demais usuários poderão solicitar o cartão mediante cadastro prévio no aplicativo SmartMob. Após o cadastro, os usuários serão informados para retirada do cartão no terminal central. O cadastramento será feito via app e será comunicado quando disponível, e a primeira emissão do cartão é gratuita, por meio de comodato.

Período de transição

Entre os dias 1º e 31 de julho, os dois sistemas – o tradicional com passes em papel e o novo com cartões eletrônicos – funcionarão simultaneamente. Durante esse período de transição, a integração entre linhas para usuários com passe em papel será feita por meio de vouchers, entregues por agentes da empresa nos terminais.

A partir de 1º de agosto de 2025, somente o sistema eletrônico será aceito, e o acesso aos ônibus ocorrerá exclusivamente pela porta dianteira.

Conversão de passes antigos

Os passes em papel adquiridos a partir de 20 de fevereiro de 2025 poderão ser convertidos em créditos eletrônicos mediante apresentação da nota fiscal no guichê do terminal. O processo segue por 60 dias, a partir de 1º de agosto, conforme previsto no Decreto Municipal nº 3251.

Usuários com direito à gratuidade, como idosos, estudantes da rede pública e PCDs, não precisam realizar nenhum procedimento nesta etapa, pois o processo está sendo conduzido diretamente pela Prefeitura.

Compra e recarga de créditos

A recarga de créditos no cartão pode ser feita de forma simples e rápida:
    •    Presencialmente, no guichê do Terminal Central;
    •    Online, via aplicativo SmartMob.

Empresas também poderão contar com um sistema integrado de recargas. Os tipos de cartão disponíveis são:
    •    Comum
    •    Estudante
    •    Vale-Transporte
    •    Idoso
    •    Gratuidade

Um mesmo cartão pode receber diferentes tipos de créditos. As recargas feitas no guichê são disponibilizadas imediatamente, e as realizadas via app são creditadas em até 48 horas após confirmação do pagamento.

Outro benefício importante é que as passagens antecipadas carregadas no cartão terão valor inferior à tarifa paga em dinheiro direto ao motorista, incentivando o uso do sistema eletrônico e reduzindo riscos com o manuseio de valores nos veículos.

Consulta de saldo e extrato

O passageiro pode consultar seu saldo e extrato:
    •    No guichê do terminal central;
    •    E, a cada utilização, o visor da catraca exibirá o saldo restante, garantindo transparência e controle sobre os créditos disponíveis.

Integração temporal

A nova bilhetagem permite integração temporal entre linhas. Ou seja, o passageiro poderá embarcar em diferentes ônibus dentro de um período de 1h20min, pagando apenas uma tarifa, desde que o pagamento tenha sido feito com o cartão eletrônico e as linhas integrem entre si. A funcionalidade garante a continuidade de viagens como as realizadas atualmente entre bairros como Lençol, Rio Vermelho e Capelinha.

Bloqueio e reemissão

Em casos de perda, roubo ou defeito, o cartão poderá ser bloqueado e reemitido com recuperação do saldo, desde que o usuário esteja com o cadastro atualizado. A segunda via terá o custo de 5 tarifas vigentes.

Sistema antifraude

A segurança dos usuários é uma prioridade. Por isso, o sistema conta com monitoramento antifraude que pode realizar bloqueios automáticos ao identificar padrões suspeitos de uso. Nestes casos, o passageiro deverá procurar o guichê do terminal central para regularizar sua situação.

A mudança é um passo importante para a modernização do transporte público de São Bento do Sul, oferecendo mais conforto, agilidade e controle tanto para os usuários quanto para a gestão do sistema.

Para mais informações e orientações sobre o cadastramento e uso do novo sistema, acesse o aplicativo SmartMob ou procure os agentes no terminal central.

Notícias mais lidas

Colisão entre carro e motocicleta deixa dois feridos na BR-280 em Rio Negrinho

Motorista morre após colisão frontal entre carro e caminhão na BR-116 em Papanduva

Quem era o piloto que morreu em apresentação no Beto Carrero World

Rio Negrinho brilha com a abertura do Natal Encantado neste sábado

Polícia Militar prende suspeito armado minutos após tentativa de homicídio em Rio Negrinho

Últimas notícias

Incêndio atinge residência utilizada como deposito em Rio Negrinho

Incêndio destrói veículo abandonado em fábrica desativada de São Bento do Sul

Bombeiros atendem ocorrência de picada de cobra no Distrito de Volta Grande

Colisão entre dois carros é registrada na BR-280 em Rio Negrinho

Nota de Falecimento

VÍDEO: Polícia Militar Ambiental realiza fiscalização aquática na Represa de Volta Grande, em Rio Negrinho