Orquestra Filarmônica leva trilhas de cinema a três cidades da regiãoProjeto gratuito celebra 70 anos da Filarmônica de São Bento do Sul com apresentações emocionantes

Botões de Compartilhamento

A mais antiga orquestra em funcionamento contínuo da América Latina está prestes a encantar plateias de três cidades da região com um espetáculo que vai além da música. A Orquestra Filarmônica de São Bento do Sul, que celebra 70 anos de trajetória em 2025, apresenta o projeto “Uma Noite no Cinema”. Serão três concertos gratuitos, que transformarão trilhas sonoras inesquecíveis de filmes em verdadeiras experiências.

O projeto, que nasceu como piloto em 2024 e foi um sucesso absoluto, retorna este ano em nova edição com estrutura ampliada, mais músicos e novas cidades no roteiro. Campo Alegre, Rio Negrinho e São Bento do Sul serão palco dessa celebração gratuita à música e ao cinema. “Trilha sonora em filme não é só música, é memória também”, afirma o maestro e diretor da Escola de Música Donaldo Ritzmann, Maicon Rocha.

É exatamente essa memória afetiva que a Orquestra pretende despertar nos espectadores, com arranjos que passam de clássicos do cinema de ação e aventura, até grandes romances e animações que marcaram gerações. A proposta vai além da apresentação musical. “Não vão ser somente apresentações, serão imersões”, garante o maestro.

Luzes, figurinos e repertório cuidadosamente ensaiados criam uma atmosfera única e emocionante.

Os concertos serão conduzidos pelo maestro Maicon Rocha, que lidera uma formação composta por músicos das famílias de cordas, sopros e percussão. “A nossa Orquestra é motivo de orgulho para a cidade. É feita por pessoas daqui, que dedicam sua arte para transformar a cultura local”, reforça Maicon.

O projeto é realizado por meio do Programa de Incentivo à Cultura (PIC), do Governo do Estado de Santa Catarina, com aprovação da Fundação Catarinense de Cultura, e conta com o patrocínio da Buddemeyer e apoios locais.

Agende-se
A primeira apresentação ocorre neste domingo, dia 6 de julho, a partir das 12 horas, durante o Festival de Inverno de Campo Alegre, no palco localizado no Calçadão da Cascatinha. A segunda apresentação ocorre no dia 29 de agosto, na Sociedade Musical, em Rio Negrinho.

E, por fim, o projeto chega a São Bento do Sul, no dia 13 de setembro, com a apresentação no Centro Cultural Dr. Genésio Tureck. Para São Bento do Sul e Rio Negrinho, haverá necessidade de retirada dos ingressos devido a limitação de espaço. Os links estarão disponíveis na semana dos espetáculos.

Patrimônio histórico
Em reconhecimento à sua importância cultural, a Orquestra Filarmônica será tombada como patrimônio histórico de São Bento do Sul. O gesto celebra sua longevidade, e reforça o papel central da música na formação cultural da comunidade.

Para saber mais, acompanhe pelo Instagram: @ofsbs.oficial

Notícias mais lidas

Colisão entre carro e motocicleta deixa dois feridos na BR-280 em Rio Negrinho

Motorista morre após colisão frontal entre carro e caminhão na BR-116 em Papanduva

Quem era o piloto que morreu em apresentação no Beto Carrero World

Rio Negrinho brilha com a abertura do Natal Encantado neste sábado

Polícia Militar prende suspeito armado minutos após tentativa de homicídio em Rio Negrinho

Últimas notícias

Atropelamento grave é registrado nas “27 Curvas” da SC-418 em São Bento do Sul

Rio Negrinho é beneficiada com renovação de coletes e placas balísticas da Polícia Civil

Rio Negrinho: vacina contra a dengue está disponível em todas as unidades de saúde para crianças e adolescentes de 10 a 14 anos

Confira os filmes que estreiam no Cine Gracher esta semana

PMSC lança operação Alegria para segurança no carnaval 2026

Homem é preso após furtar picanha em supermercado em São Bento do Sul